Foto: Cláudio Dias Timm

Sistema Nacional de Anilhamento.

Foto: Glauber Siqueira

Encontrou um ave anilhada?

btn anilhamento2

Destaques

  • CEMAVE abre Novo Edital para Curso de Anilhamento de Aves Silvestres

    Estão abertas as inscrições para o Curso de Anilhamento de Aves Silvestres, que tem por objetivo apresentar as principais técnicas de captura e marcação de aves e suas aplicações na pesquisa e monitoramento de aves silvestres.

    Observação: Por se tratar de um curso de introdução à técnica de anilhamento, com carga horária reduzida, a participação do aluno não o habilitará a se tornar um anilhador sênior.

    Público: Estudantes e profissionais de biologia ou áreas afins que tenham interesse em desenvolver atividades de pesquisa, monitoramento e manejo de aves no Brasil. Como se trata de um curso básico de anilhamento, não serão aceitas inscrições de anilhadores sêniores, uma vez que estes já possuem o domínio da técnica.

    Carga horária: 40 h/a

    Número de vagas: 12

    Organização técnica: Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres - CEMAVE

    Período de realização: 23 a 27/04/2018

    Período de inscrições: 15/02 a 05/03/2018

    Local: Parque Nacional de Brasília

    Divulgação da lista de participantes: 23/03/2018 (até as 18hs)

    Os candidatos selecionados deverão confirmar sua participação, via e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., até às 23 horas e 59 minutos do dia 30/03/2018 (horário oficial de Brasília/DF). Em caso de desistência será convocado o primeiro suplente da relação.

    Inscreva-se!

    Documentação: Os interessados em participar deverão providenciar a seguinte documentação:

    1. Carta de Intenções

    2. Currículo Vittae ou endereço do Currículo lattes (CNPq)

    IMPORTANTE: Será admitida a inscrição com o envio da documentação solicitada somente via internet, pelo endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., no período de 15/02 até as 23 horas e 59 minutos do dia 05/03/2018 (horário oficial de Brasília/DF). Não serão consideradas as inscrições que tiverem documentação incompleta ou enviada fora do prazo estabelecido.

    Critérios de Seleção:

    A seleção ocorrerá mediante análise das Cartas de Intenções e currículo e considerará os seguintes aspectos:

    1. Documentação completa

    2. Conteúdo das cartas de intenções: deve necessariamente incluir se possui experiência prévia com anilhamento e com ornitologia e como pretende aplicar a técnica de anilhamento após o curso.

    3. Serão priorizados os profissionais de Biologia e áreas afins, que desenvolvam ou tenham interesse em desenvolver atividades de pesquisa e monitoramento de aves no Brasil.

    Informações importantes:

    1. O curso será realizado integralmente no Parque Nacional de Brasília, sendo composto de aulas teóricas e práticas em campo, conforme detalhado no Plano do Curso.

    2. Nos dias das práticas de campo, os participantes deverão estar no Parque Nacional de Brasília (Base do CEMAVE/Brasília), às 05h30.

    3. Cada participante arcará com as despesas de deslocamento, transporte, hospedagem e alimentação.

    4. Não há taxa de inscrição nem pagamento pelo curso.

    5. É importante que cada participante traga em sua bagagem os seguintes materiais: protetor solar, repelente, tênis ou bota de campo, roupas para campo em cores em tons fechados, perneira, capa de chuva, lanterna de cabeça ou de mão, e demais itens pessoais necessários para prática de campo. Caso disponha, é importante que leve também binóculos e máquina fotográfica, uma vez que estão previstos alguns momentos para observação de aves no parque durante o curso.

    6. É de fundamental importância o cumprimento das normas legais e administrativas do Parque Nacional de Brasília.

    Avaliação

    - Ao final do curso será realizada uma prova escrita e também uma avaliação prática (em campo). A entrega do certificado fica condicionada à aprovação em ambas as avaliações.

     
  • Mutum-pinima é reencontrado após 40 anos

     
  • Aves costeiras e marinhas são alvos de pesquisa

     
  • O descanso dos maçaricos-rasteirinhos

     
  • CEMAVE E REBIO DO GURUPI IMPLANTAM MONITORAMENTO DE AVES FLORESTAIS

todas as notícias

Leia mais

Anilhador

Acesso ao SNA.net

Leia mais

Revista Ornithologia

Acesso ao portal da revista Ornithologia

Leia mais

Encontrou uma ave anilhada

Relate aqui