Foto: Cláudio Dias Timm

Sistema Nacional de Anilhamento.

Foto: Glauber Siqueira

Encontrou um ave anilhada?

btn anilhamento2

Destaques

  • Mutum-pinima é reencontrado após 40 anos

    Pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) encontraram uma das aves mais raras e ameaçadas do Brasil: o lendário mutum-pinima (Crax fasciolata pinima). A espécie foi encontrada na região do mosaico do Gurupi, no Maranhão. "Essa ave é considerada um dos cracídeos mais ameaçados do mundo e não era registrado pela ciência há cerca de 40 anos (os últimos registros documentados datam do final da década de 1970)", comemora o analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) do ICMBio, Diego Mendes.

    Acompanhado pelos indígenas, a expedição científica passou dias na busca do mutum-pinima no mosaico do Gurupi. "Já estávamos sem expectativa, até que ouvimos o canto característico de alerta da ave. Era um macho que caminhava por trás do cipoal, porém, muito arisco, rapidamente voou para a copa de uma árvore, escondendo-se entre a folhagem. Mais ao longe uma fêmea foi avistada. A essa altura a equipe já não se continha de felicidade. E com toda razão, pois há 40 anos a ciência não documentava essa espécie na natureza", relata.

    A expedição também encontrou outras espécies raras ou ameaçadas como o mutum-cavalo (Pauxi tuberosa), a jacupiranga (Penelope pileata), o jacamim-de-costas-escuras (Psophia obsura), a ararajuba (Guaruba guarouba) e o macaco-caiarara (Cebus kaapori). Além da busca em campo, foram instaladas armadilhas fotográficas na região e aplicados questionários junto às comunidades, para obter pistas e informações sobre a ocorrência do mutum-pinima.

    Leia a matéria completa AQUI

     
  • Aves costeiras e marinhas são alvos de pesquisa

     
  • O descanso dos maçaricos-rasteirinhos

     
  • CEMAVE E REBIO DO GURUPI IMPLANTAM MONITORAMENTO DE AVES FLORESTAIS

     
  • Aves limícolas migratórias é tema de encontro no Peru

todas as notícias

Leia mais

Anilhador

Acesso ao SNA.net

Leia mais

Revista Ornithologia

Acesso ao portal da revista Ornithologia

Leia mais

Encontrou uma ave anilhada

Relate aqui