Anilhamento

O que significa ?

A anilhagem científica é uma técnica utilizada no estudo do comportamento das aves. Consiste na marcação individual destas com um pequeno anel de metal na pata (geralmente uma liga de alumínio, este anel pode ser acompanhado por um anel de cor ou por outro tipo de marca), partindo do pressuposto que esta possa ser eventualmente recapiturada. Por norma registram-se também dados morfológicos (tamanho da asa, do bico, peso, desenvolvimento muscular, entre outros). Este estudo permite elucidar aspectos da biologia das aves, nomeadamente os seus padrões migratórios, distribuição geográfica, longevidade, mortalidade, composição populacional e morfologia.

A prática desta actividade está sujeita ao cumprimento de leis, que variam de país para país, mas geralmente qualquer pessoa está habilitada a participar nos esforços de anilhagem, desde que possua autorização legal para tal, concedida após um período de treinamento.



Se encontrar uma ave anilhada, AVISE O CEMAVE!

botao encontrou ave anilhada  O relato do encontro de uma ave anilhada (recuperação) é muito importante, pois possibilita conhecer o tempo de vida após a marcação, as rotas migratórias, flutuações dos números populacionais, dentre outras informações que são fundamentais ao monitoramento e à elaboração de políticas de conservação das aves e dos ambientes dos quais elas dependem. Ao relatar uma ave anilhada você estará contribuindo com a pesquisa e a conservação das aves brasileiras e receberá um Certificado de Agradecimento, contendo as informações sobre o anilhamento da ave.


Acesso ao SNA.Net

botao acesso snanet  (Espaço reservado aos anilhadores cadastrados)
O SNA.Net é um sistema que permite o atendimento online aos anilhadores cadastrados. Através deste sistema é possível fazer seu registro de Anilhador Júnior ou Sênior, enviar cartas de recomendação, submeter projetos de anilhamento, solicitar ou devolver anilhas, submeter relatórios de anilhamento e relatar recuperações de aves anilhadas. Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados, para receber as mensagens emitidas pelo sistema