GTT Tainha

Entre os dias 18 e 20 de março do ano corrente, em Brasília-DF, ocorreu a 2ª reunião do Grupo de Técnico de Trabalho (GTT), responsável pela elaboração da proposta de Plano de Gestão para a tainha (Mugil liza), conforme determinado em Sentença Judicial em 2011.

 A reunião, coordenada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), contou com os representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e de suas vinculadas (IBAMA e ICMBio), dentre os quais a Analista Ambiental do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul - CEPSUL, Ana Maria Torres Rodrigues. Também estiveram presentes pesquisadores membros e convidados de inúmeras instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto de Pesca, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Representantes do Setor Produtivo também participaram do evento.

Informações novas sobre a espécie e a atividade pesqueira foram disponibilizadas, de forma a servirem como subsídios à elaboração do Plano. Os dados serão utilizados para estruturar o diagnóstico e o prognóstico, que sustentarão a proposta técnica.

Durante o evento foi dado conhecimento ao Grupo por um representante do MPA, de que a Minuta de Instrução Normativa que liberará as traineiras para a safra 2013 já estava pronta e que seria em breve publicada. Quando foi solicitada vista à Minuta para contribuições, isso não foi autorizado.

Por fim, o GTT solicitou oficialmente a disponibilização da Minuta e aguarda manifestação, corrigiu e aprovou a Ata da 1ª reunião e construiu uma Proposta de Monitoramento da Pesca Artesanal, capitaneada pela Confederação Nacional de Pesca Artesanal (CNPA). Para amadurecer a proposta, está prevista uma reunião dos membros do GTT em Florianópolis, na sede da Federação Catarinense de Pesca Artesanal (FEPESC), no dia 12 de abril próximo.