Publicada nova edição da Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha

(Itajaí - 08/12/2015) No último dia 04 foi lançada mais uma edição da Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha, periódico que objetiva divulgar pesquisas inéditas relacionadas aos ecossistemas costeiros e marinhos, em especial àquelas voltadas a sua conservação.

A presente edição conta com uma nota breve e quatro artigos que abordam temas variados de diferentes espécies e regiões do Brasil. A nota trata da captura incidental da raia Manta birostris em uma pescaria industrial de camarão-rosa na plataforma continental amazônica e é de autoria de analistas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte - CEPNOR/ICMBio - e de pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA..

O primeiro artigo, de autoria de pesquisadores do Centro Universitário UNIVATES, apresenta uma avaliação quali-quantitativa de algas marinhas de uma praia de Garopaba (SC). Na sequência, vem o artigo de um doutorando da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC -, que aborda a contribuição da gestão da informação para o uso dos recursos pesqueiros no Brasil.

O terceiro artigo veio de uma parceria de analistas ambientais do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação Marinha do Sudeste e Sul - CEPSUL/ICMBio - e da Área de Proteção Ambiental de Anhatomirim com um pesquisador da Universidade Federal do Paraná e apresenta como ocorreu a construção de um acordo sobre os limites da pesca artesanal de arrasto na Baía Norte de Florianópolis (SC).

Por último há um artigo que apresenta dados sobre a curva de crescimento do camarão sete-barbas do balneário de Barra do Sul (SC) de autoria de analistas ambientais do CEPSUL/ICMBio e da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.