CEPSUL presente no evento Juntos pelo Rio 2016

(Itajaí – 06/04/2016) Pelo segundo ano consecutivo, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul – CEPSUL – participa do mutirão de limpeza, Juntos pelo Rio e contra o Aedes aegypti, coordenado pela Gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí e realizado no dia 02 de abril.

Essa é a quinta edição do evento e o segundo ano consecutivo em que se deram ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, zica e chikungunya.

O mutirão de limpeza é realizado nas águas e margens do rio Itajaí-Açu e na Baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda).

O CEPSUL prestou apoio por água, disponibilizando a tripulação e o Navio de Pesquisa Soloncy Moura como plataforma para concentração do material coletado, onde um grupo de voluntários da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI - fez a separação dos resíduos. O material coletado será destinado às cooperativas licenciadas, de ambas as cidades, que são parceiras do evento.

Servidores e colaboradores do centro participaram do evento tanto como apoio no navio para recolhimento do lixo coletado, reposição de material e água, como participando ativamente na coleta de lixo nas margens do rio.

Ainda não foram divulgados os resultados finais do mutirão, mas estima-se que 10 toneladas de lixo foram recolhidas.

img 20160402 juntos pelo rio entrega lixo soloncy moura img 20160402 juntos pelo rio equipe fundacao tamar cepsul entregando lixo soloncy
img 20160402 juntos pelo rio voluntario univali separando lixo bordo soloncy moura img 20160402 juntos pelo rio transbordo lixo soloncy camionete