CEPSUL realiza consulta ampla para a avaliação do risco de extinção dos crustáceos marinhos

(Itajaí - 06/09/2016) O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é a autarquia federal responsável por promover a conservação da biodiversidade brasileira e uma de suas atribuições é a avaliação do risco de extinção das espécies da fauna brasileira.

A avaliação do risco de extinção dos crustáceos no Brasil é realizada pelo CEPSUL com a coordenação científica do Dr. Marcelo Antonio Amaro Pinheiro da UNESP e do Analista Ambiental Harry Boos do CEPSUL. Todo o processo conta, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Carcinologia - SBC.

Em 2016 serão avaliadas 129 espécies de crustáceos marinhos, destas, 108 foram avaliadas no ciclo anterior (2010-2014) e 21 espécies serão avaliadas pela primeira vez.

A lista com os nomes das espécies e o acesso aos formulários para a coleta de informações estão disponíveis na página do CEPSUL no endereço: http://www.icmbio.gov.br/cepsul/especies-ameacadas.html.

Para que avaliação do risco de extinção destas espécies seja feito a partir dos melhores dados disponíveis, é fundamental a participação da comunidade científica, gestores de unidades de conservação, usuários dos recursos e comunidade em geral.

O período de consulta se encerra em 30 de setembro.