Novidades na Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha

(Itajaí - 08/09/2016) Além do novo leiaute, em sua quinta edição, publicada no último mês de agosto, a Revista CEPSUL – Biodiversidade e Conservação Marinha passou a adotar a modalidade de Publicação Continuada. Nesse modelo de publicação, não é necessária a espera do fechamento de um número de manuscritos para os mesmos serem publicados. À medida que o artigo ou nota for revisado e editorado, o mesmo é publicado, promovendo maior rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas.

Agora, além das seções já existentes – Artigo, Artigo de Revisão, Nota Breve e Artigo de Opinião, a Revista criou a seção: Documentos Técnicos. Tratam-se de documentos técnicos produzidos a partir de ações de pesquisa e monitoramento da biodiversidade costeira marinha no âmbito das unidades de conservação federais e centros de pesquisa e conservação do ICMBio.

O escopo da Revista continua o mesmo: publicar o resultado de pesquisas originais relacionadas aos ecossistemas marinhos e costeiros. Os idiomas aceitos para os manuscritos são Português, Inglês e Espanhol.

Nessa edição de 2016 já há dois artigos publicados:

As submissões de manuscritos para a Revista estão permanentemente abertas. Após o recebimento de uma submissão, é avaliada a pertinência do manuscrito e um editor é designado. Após o envio para os revisores, os mesmos têm 21 dias para revisar e enviar correções e sugestões. Os autores então têm mais 21 dias para entregar o manuscrito corrigido. Caso nenhum revisor tenha solicitado uma nova rodada de revisão, o manuscrito segue para avaliação do editor e, se aprovado, para editoração de texto e leiaute. Em um prazo de sete dias, os autores recebem a prova e com o seu consentimento, o manuscrito é publicado.