Aberta consulta para a avaliação do risco de extinção de tubarões, raias e quimeras

 

(Itajaí - 23/10/2017) Estão disponíveis formulários para quem tiver informações sobre tubarões, raias e quimeras e quiser colaborar com a avaliação do risco de extinção dessas espécies.

No 1°ciclo de avaliação do risco de extinção dos tubarões, raias e quimeras do Brasil (2010 – 2012), conduzido pelo ICMBio, foram avaliadas 169 espécies utilizando as categorias e critérios da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

Em 2016 começou o 2° ciclo, tendo o CEPSUL como ponto focal deste processo, quando foram avaliadas 61 espécies, ainda em processo de validação.

Estão disponíveis para consulta e preenchimento, por meio do sistema SALVE (Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade) os formulários com as informações disponíveis das espécies que ainda necessitam ser avaliadas (127). Este sistema foi desenvolvido pelo ICMBio para agilizar o processo de avaliação e para melhor gerir o extenso conjunto de dados relacionados às espécies. O sistema permitirá rápida disponibilização dos resultados à sociedade. Ressalta-se que para enviar suas informações, é necessário registrar-se e efetuar login.

O período de consulta encerra-se em 16 de novembro de 2017.