III Encontro Regional do PAN Corais: um olhar para o mar profundo

(itajaí - 02/05/2019) Os ambientes coralíneos de mar profundo do Brasil foram o tema do III Encontro Regional do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais).

 

Os Encontros Regionais são desenvolvidos pela parceria entre o CEPSUL, coordenador geral do PAN Corais, o Instituto Coral Vivo – Museu Nacional do Rio de Janeiro, responsável pela coordenação executiva, e realizado com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, pelo Projeto Coral Vivo.

 

Voltado à área foco 17 do PAN Corais, o III Encontro foi realizado nos dias 22 e 23 de abril na sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (ICMBio/CEPSUL), em Itajaí, SC. Participaram do evento professores e alunos universitários, analistas ambientais, ONGs, representantes da pesca industrial, representantes governamentais e membros do GAT do PAN Corais, reunindo cerca de 45 pessoas.

 

Durante os dois dias do encontro foram apresentadas 14 palestras que tinham como base a borda da plataforma e o talude superior (área foco 17). Os temas apresentados nestas palestras foram: Planos de Ação, ambientes coralíneos pouco conhecidos, gestão da pesca de fundo, pesquisa, ecologia, conservação, diversidade biológica e cultural, licenciamento, monitoramento, criação de unidades de conservação e planejamento espacial marinho. O público presente também assistiu a uma breve apresentação do projeto de extensão Tartaruga de Mamão, do IFSC de Itajaí, que mistura, em uma peça teatral, o folclore regional, a problemática dos resíduos sólidos e as espécies ameaçadas de extinção.

 

No último ano, os Encontros Regionais têm promovido uma maior interação entre diversos atores e o PAN Corais, oportunizando a troca de informações, o aperfeiçoamento de ações e o fortalecimento de sinergias. Profissionais convidados apresentam trabalhos relacionados aos ambientes coralíneos e o público presente tem oportunidade de debater sobre o tema. Durante a explanação de todos, a equipe de coordenação do PAN Corais tem realizado levantamento de informações relacionadas às ações do Plano, procurando identificar novos colaboradores à sua execução..