Estudo realizado no CEPTA é premiado em reunião científica

Um estudo realizado pelo pesquisador voluntário do CEPTA, Julio Cesar Cenci de Aguiar, em parceria com o Analista Ambiental recém aposentado, Dr. Paulo Sergio Ceccarelli, acaba de ser premiado no XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, o maior evento sobre a temática patologia de organismos aquáticos, realizado bianualmente na América do Sul.

Julio é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP n° 2013/20770-5). Nos últimos anos, tem desenvolvido estudos de taxonomia e sistemática molecular de vermes que parasitam algumas espécies de bagres do rio Tapajós. Seu projeto tem orientação do Dr. Edson Aparecido Adriano (Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP) e co-orientação de Marcus Vinicius Domingues (Universidade Federal do Pará), além de parceria com pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (FZEA/USP). Parte de seu trabalho é realizado nas instalações do CEPTA, onde Julio vem colaborando desde 2012, assessorando pesquisas em biologia da conservação.

O trabalho premiado tem como título "Análise molecular e filogenia inferida por meio dos genes 18S rDNA parcial e ITS1 revela uma espécie críptica de Pavanelliella (Monogenoidea, Dactylogyridae)" e apresenta técnicas inovadoras para o estudo desses organismos, além de resultados relevantes no contexto científico internacional. Trata-se de uma proposta de relação evolutiva para algumas espécies de Pavanelliella, que são vermes platelmintos monogenóideos parasitas de peixes pimelodídeos, mais conhecidos como bagres. "Dentro desse gênero, havia até pouco tempo, apenas duas espécies reconhecidas", explica Julio. "Porém recentemente evidenciamos uma diversidade desconhecida no rio Mogi Guaçu, ao descrever outras duas espécies. E, agora, evidenciamos mais uma espécie desconhecida, da bacia do rio Tapajós". Segundo ele, esses resultados contribuem para o conhecimento da biodiversidade na Região Neotropical, fornecem base para diagnose de parasitas de importância na aquicultura e auxiliam a compreensão evolutiva de monogenóideos a nível global.

CEPTA 2016 premiacao

Julio Aguiar (ao centro), durante premiação no XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos.

Texto: Analista Ambiental Mara P. Pais - CEPTA/ICMBio. Foto: Acervo do CEPTA