Emalhes de baleias

EMALHES

Com o crescimento da população de algumas espécies de baleias, como a baleia jubarte, os conflitos com as atividades humanas estão ficando mais comuns. Um destes problemas é o emalhe de baleias em equipamentos de pesca. Este emalhe pode acontecer em qualquer tipo de equipamento de pesca (redes, linhas de espinhel, cabos de amarração, etc). O problema dos emalhes das baleias nos equipamentos de pesca ocorre em todo o mundo. Especialmente no caso da pesca artesanal o emalhe das baleias nos equipamentos se constitui tanto num problema ambiental (um vez que as baleias emalhadas podem acabar morrendo), como num problema social (pela perda do equipamento de onde os pescadores retiram seu sustento).

As baleias emalhadas em equipamentos de pesca podem estar imobilizadas, sem conseguir sair do lugar e neste caso é dito que elas estão "ancoradas" ou podem levar o equipamento com elas e seguir nadando. A remoção do equipamento preso nas baleias é mais fácil nos casos em que a baleia está "ancorada". Quando ela está nadando com o equipamento preso no corpo a operação de resgate é mais complicada. Remover o equipamento de uma baleia é uma atividade de risco e potencialmente fatal. Ela só deve ser executada por pessoas treinadas e com os equipamentos adequados. Se você encontrar uma baleia emalhada não tente retirar o equipamento dela. A melhor forma de ajuda-la é avisando aos órgão que trabalham no resgate de baleias. Existem alguns mitos em relação à soltura de baleias presas em equipamentos de pesca:

· "Para soltar a baleia preciso entrar na água para cortar o equipamento". A atividade de soltura deve ser feita à partir de um bote inflável e contar com outra embarcação de apoio que possa resgatar a equipe em caso de acidente. Um pessoa na água está exposta a ficar emalhada no equipamento de pesca e acabar se afogando ou pode ser inadvertidamente atingida pela baleia. Também há o risco da baleia estar machucada, sangrando e isso pode atrair tubarões. NUNCA SE DEVE ENTRAR NA ÁGUA.

· "A baleia sabe que eu estou ali para ajudá-la." Muitas vezes as baleias emalhadas ficam paradas por estarem em estado de shock por não conseguirem nadar. Mas a presença de pessoas ou embarcações próximo ou quando ela está quase livre da rede pode fazer ela reagir de maneira brusca. Estamos falando de um animal que pesa dezenas de toneladas, por isso deve-se tomar todo o cuidado possível.

· "É melhor cortar o que for possível". Cortar parte do equipamento que está visível muitas vezes não resolve o problema e torna mais difícil para as equipes de resgate retirarem o resto do equipamento preso na baleia.

Créditos: Milton Marcondes do Instituto Baleia Jubarte (representante voluntário do CMA no grupo de desemalhe da CIB)