Ações

O Instituto Chico Mendes, através da Divisão de Gestão Participativa e Educação Ambiental, desenvolve estratégias para implementação da educação ambiental e comunicação (programas, projetos e ações), estimulando a articulação de gestores federais, estaduais, municipais e a sociedade civil, na implementação de processos educativos que promovam o protagonismo social na gestão pública da biodiversidade.

Fomenta a difusão e compreensão do conceito de Unidades de Conservação (UCs), considerando-as como um território de relações socioambientais onde os diferentes interesses e conflitos da sociedade se manifestam, emergindo as assimetrias dos diferentes atores sociais, sendo assim uma unidade educadora na promoção da educação crítica e emancipatória.

Elaboramos um banco de dados online com informações sobre as ações e projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelas unidades descentralizadas com o objetivo de contribuir para a memória institucional do ICMBio, de incentivar a interação entre os gestores do Instituto e assim promover o compartilhar de experiências de Educação Ambiental de forma a fortalecer a gestão das unidades de conservação e a conservação da biodiversidade.

Assim, para ver onde essas experiências estão acontecendo e para ter mais informações sobre elas, clique no botão a seguir:

btn interno acoes coedu

Para ver a lista de ações de Educação Ambiental realizadas em anos anteriores nas Unidades de Conservação e nos Centros Nacionais de Pesquisa com apoio da Coordenação de Educação Ambiental, acesse as tabelas abaixo.

  1. Tabela com as ações apoiadas pela Coordenação de Educação Ambiental em 2011.
  2. Tabela com as ações apoiadas pela Coordenação de Educação Ambiental em 2012.
  3. Tabela com as ações apoiadas pela Coordenação de Educação Ambiental em 2013.
  4. Tabela com as ações apoiadas pela Coordenação de Educação Ambiental em 2014.
  5. Tabela com as ações apoiadas pela Coordenação de Educação Ambiental em 2015.
  6. Tabela com as ações apoiadas pela Coordenação de Educação Ambiental em 2016.

 

VEJA TAMBÉM: 

- Diagnóstico e registros de AÇÕES de EDUCAÇÃO AMBIENTAL e COMUNICAÇÃO desenvolvidas em UCs constantes no Relatório do Estudo Técnico sobre o processo de implementação da ENCEA de JAN/2015.

- RELATÓRIO DE GESTÃO da Educação Ambiental - Ano 2014

RELATÓRIO DE GESTÃO da Educação Ambiental - Ano 2015

- RELATÓRIO DE GESTÃO da Educação Ambiental - Ano 2016

 

 

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS

As Unidades de Conservação são áreas que asseguram o patrimônio natural e o modo de vida de povos e comunidades tradicionais, reconhecendo aquele espaço como um bem público que promove os processos ecológicos, resultando em serviços ecossistêmicos (água, clima, solo, etc) e permitindo a conservação das espécies.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) estabelece 12 diferentes categorias de Unidades de Conservação, cada uma com objetivos específicos e formas de uso. O ICMBio é responsável pela gestão de 310 unidades de conservação federais distribuídas ao longo de nosso país, correspondendo a aproximadamente 75 milhões de hectares de ambientes naturais protegidos.

É nesse contexto que  as Unidades de Conservação promovem ações de comunicação e educação ambiental, propiciando informação e condições à participação da sociedade na gestão e conservação da sociobiodiversidade.

A lista das unidades de conservação federais está disponível por biomas, categorias e pode ser visualizada através do Google Earth.

CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES

O Instituto Chico Mendes, em parceria com a sociedade civil e outros entes governamentais, desenvolve, através da Diretoria de Biodiversidade e os Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação, ações específicas para conservação de espécies ameaçadas, tais como:

- Lista de espécies ameaçadas

- Planos de Ação Nacionais

- Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação