Não é necessário ingresso para acessar o parque
 
destaque parnaserradabocaina2

Parque Nacional da Serra da Bocaina

O Parque Nacional da Serra da Bocaina, por sua dimensão e grande variação de altitude, apresenta variadas paisagens e diversos atrativos naturais como praias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, picos e mirantes, sem contar a riqueza de flora e fauna, típica da Mata Atlântica.

Também são muitos os atrativos de interesse histórico e cultural, como os caminhos e trilhas do ouro que o atravessam, remanescentes da época dos tropeiros, bem como a cultura caipira e caiçara conservada na porção serrana e litorânea, respectivamente.

Clique para ver um vídeo sobre o Parque Nacional da Serra da Bocaina

Clique aqui para baixar o folheto sobre Trindade
Clique aqui para baixar o folheto do Caminho de Mambucaba

 

IMPORTANTE

O parque não está consolidado em termos de visitação, por isso ainda não oferece prestação de serviços ao turista - Saiba mais

O parque, do ponto de vista turístico, pode ser dividido em dois roteiros bastante distintos:

Serra

Também chamada “parte alta”, é onde o visitante encontra várias cachoeiras, picos e mirantes. Ali que se inicia o Caminho de Mambucaba, a mais famosa das trilhas do ouro. Esse roteiro tem acesso por São José do Barreiro, no Vale do Paraíba.

Pico do Tira Chapéu - foto Marcelo Motta Cachoeira do Veado - foto: Thalita Monfort

 

 

Cachoeira de Santo Izidro: Situada a 1,5 km da entrada principal do Parque (45 minutos de caminhada), é a cachoeira mais próxima da sede na região serrana. Após cruzar o primeiro rio, caminha-se mais 10 minutos até chegar a uma entrada à esquerda, que leva até a cachoeira. A queda tem cerca de 70 metros e possui um poço para banho.

Cachoeira das Posses tem acesso pela portaria do parque em São José do Barreiro, a aproximadamente 8 km de distância, percorridos em 3 horas e meia de caminhada por uma estrada não pavimentada a partir da qual se acessa uma trilha de cerca de 200m até a cachoeira. É um ótimo local para banho. Possui uma queda de aproximadamente 40m de altura.

Cachoeira do Veado: Fica a 26,9 km da portaria principal do Parque e é a mais famosa sendo parada obrigatória para visitantes que fazem a Trilha do Ouro. Consiste em duas quedas de mais de 100 metros e fica a dois dias de caminhada, pela Trilha do Ouro, num dos locais mais preservados do Parque. 

A Pedra da Macela, a 1.840m de altitude e abrigando 360 graus de visada, é o mais relevante dentre os mirantes do Parna da Serra da Bocaina. Embora ela esteja localizada no município de Paraty/RJ seu acesso é por Cunha/SP. O acesso se dá por estrada de terra por aproximadamente 5km, a partir da estrada SP 171 - Km 65,5, até chegar a uma porteira onde o acesso se dá a pé por uma estrada pavimentada de aproximadamente 2,5km de subida íngreme. A contemplação da paisagem exuberante do local, tirando o máximo de proveito da interação serra e mar, diferencial ímpar do Parque Nacional da Serra da Bocaina, compensa as quase duas horas de caminhada morro acima. De outro ponto do mirante é possível apreciar boa parte do Vale do Paraíba.

 

 

Litoral

Também chamada “parte baixa”, tem como destaque as praias do Meio e da Caixa D’Aço, além de uma piscina natural, todas emolduradas pelo verde da Mata Atlântica. O acesso ocorre por Paraty.

Piscina Natural e Praia da Caixa de Aço - foto: Thiago Strauss Cabeça do Índio - foto: Thiago Strauss

 

 

 

 

btn institucional