Não é necessário ingresso para acessar o parque
 
destaque parnaserradabocaina2

Atrativos

Conheça os principais atrativos do Parque Nacional da Serra da Bocaina distribuídos nos dois roteiros turísticos:

Serra

Na região serrana do Parque Nacional da Serra da Bocaina, que inclui os municípios de São José do Barreiro, Areias e Cunha, além de Silveiras, Arapeí e Bananal (zona de amortecimento), há inúmeras opções de circuitos ecoturísticos.

O destaque fica para as trilhas, realizadas geralmente a pé em percursos que variam de meia hora a vários dias, passando por rios, cachoeiras, vales, picos, mirantes e locais de interesse histórico e cultural.

Nessa região, o único acesso permitido para o interior do parque é pela portaria em São José do Barreiro, SP (veja Como Chegar). Para conhecer as regras de visitação, veja Orientações.

Conheça os circuitos mais visitados:

Cachoeira Santo Isidro - foto: Adriana MattosoA Cachoeira Santo Isidro é a cachoeira mais próxima da portaria do parque em São José do Barreiro: fica a 1,5 km de distância, percorrida em 45 minutos de caminhada. Com uma queda de aproximadamente 50m de altura, forma um poço com fundo arenoso excelente para banho. A chegada é feita pelo topo da cachoeira, o que exige atenção na descida até o poço.

Caminho de Mambucaba com calçamento - foto: Alessandra FontanaBaixe aqui o folheto do Caminho de Mambucaba

O Caminho de Mambucaba, também conhecido como Trilha do Ouro, tem início na portaria do parque em São José do Barreiro e término no sertão de Mambucaba, município de Angra dos Reis, RJ. Dentro da unidade de conservação são percorridos cerca de 50 km, costumeiramente divididos em três dias de caminhada.

No primeiro dia de trilha o visitante pode apreciar a cachoeira Santo Isidro e a cachoeira das Posses.

A cachoeira das Posses fica a 8 km da portaria do parque em São José do Barreiro e tem uma queda de aproximadamente 40m de altura. As ruínas presentes na trilha que leva à cachoeira são um registro histórico da antiga fazenda responsável pela plantação e extração de pinus, cedrinho português e eucalipto. Este talhão ainda pode ser observado pelo visitante, mas é objeto de estudo no Programa de Erradicação de Espécies Exóticas do PARNA da Serra da Bocaina.

No segundo dia, o visitante chega à cachoeira do Veado.

Cachoeira do Veado - foto: Thalita MonfortA cachoeira do Veado é a mais famosa do parque. Por estar muito próxima do Caminho de Mambucaba, é parada obrigatória dos visitantes que cruzam o Parque pelo caminho histórico. A cachoeira possui três quedas, sendo que a segunda é a maior. O acesso à queda mais baixa (terceira) não apresenta dificuldade, mas o trajeto fica mais complicado em direção à segunda e primeira quedas.

A partir de lá, já no terceiro dia, o visitante começa uma longa descida em direção ao litoral, na vertente atlântica do parque. O calçamento de pedras, dos tempos da Coroa, remete a uma viagem no tempo e exige do visitante muita atenção na descida. Dali é possível avistar a cachoeira do Esguicho, localizada em área de difícil acesso e sem poço para banho.

Chegando ao final da trilha, ainda restam cerca de 20 km (a maior parte em estrada de terra) até a BR 101, na altura do Parque Mambucaba (também conhecido como Perequê). Para esse último trecho vale combinar uma carona com amigos ou agências de turismo.

Pico Tira Chapéu - foto: Marcelo MottaO pico do Tira Chapéu, com 2.088m de altitude, está entre os dez pontos mais altos do Estado de São Paulo. A vista para o Vale do Paraíba, Vale do Mambucaba e Paraitinga compensa as três horas de caminhada morro acima. O acesso pode ser feito por dois caminhos diferentes. Um inicia-se pela fazenda Pinheirinho, vizinha ao parque, onde os moradores indicam a trilha. O outro acesso se dá pela fazenda Cincerro, no sentido da Cabana do Pai Tomás. Da Cabana até o cume são cerca de 5 km de subida. Por ser considerada uma trilha de alto grau de dificuldade, recomenda-se o acompanhamento de um guia.

Mirante Sobrado com vista para o Vale do Mambucaba e o Pico do Gavião ao Fundo - foto: Luiz RodriguesO Mirante do Sobrado fica próximo da portaria do parque em São José do Barreiro e tem aproximadamente 1.850m de altitude. A subida de 2 horas de caminhada leva ao ponto mais alto que dá vista para todo o vale do rio Mambucaba, onde se vê a Pedra da Macela e Pedra do Frade. Fica exatamente na divisa do parque com a Fazenda Floresta, em São José do Barreiro.

 

Litoral

A região litorânea do Parque Nacional da Serra da Bocaina inclui trechos dos municípios de Ubatuba, no Estado de São Paulo, sobrepostos parcialmente com o núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar; e de Paraty e Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro.

É uma região de belas praias, costões rochosos, piscinas naturais e pequenos rios com corredeiras e quedas d’água, tendo como pano de fundo a Serra do Mar coberta pela Mata Atlântica.

Conheça os circuitos mais visitados:

Baixe aqui o folheto sobre Trindade

Trindade é o único trecho do Parque Nacional da Serra da Bocaina com atrativos marinhos. Ali estão duas das mais belas praias de Paraty e uma piscina natural cercada de vegetação nativa e de história caiçara.

A Praia do Meio é composta por duas pequenas enseadas, onde desemboca um pequeno rio. É o atrativo de acesso mais fácil do parque em Trindade e por isso costuma ser bem movimentada nos feriados. Suas águas são esverdeadas e transparentes.

A Praia da Caixa d’Aço é a praia de maior extensão do parque. Seu acesso se dá por uma trilha de 400 metros de extensão, saindo da praia do Meio. Por seu tamanho e acesso, é menos freqüentada que a praia do Meio. Possui águas cristalinas azul-esverdeadas e em algumas épocas do ano fica boa para a prática de surf.

Piscina Natural em Trindade-Paraty/RJ - foto: Thiago RabelloA Piscina Natural, cercada de pedras e com águas rasas e transparentes, é uma das mais belas da região. Por ser pequena e ter uma variada fauna marinha associada, é extremamente sensível a impactos ambientais. Seu acesso se dá por trilha vinda da praia da Caixa d’Aço ou por meio de barcos que saem da praia do Meio.

Das praias pode-se avistar uma grande pedra chamada Cabeça do Índio, localizada na Ponta da Trindade, que é divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente não há trilha para se chegar ao local.

Nessa região também é possível percorrer trilhas que perpassam áreas com Mata Atlântica e ainda se refrescar em pequenas cachoeiras. Um exemplo é a trilha Cachoeira Pontal. Em seu percurso há diversas quedas d’água como a Pedra que Engole os Dois Irmãos, o Escorrega e o Poço Fundo. A Pedra que Engole, uma formação rochosa por onde passa o curso de um riacho, é o principal atrativo da trilha. Por essa formação é possível escorregar e “ser engolido” pela pedra.

Essa proximidade entre o mar, a Mata Atlântica, a serra e pequenos rios compõe uma paisagem de grandes atrativos para o visitante, abrigando um tesouro inestimável em biodiversidade.

Correnteza do Rio Mambucaba - foto: Lucas LeiteO Rio Mambucaba nasce no alto da Serra da Bocaina, em São José do Barreiro, e desce em direção ao litoral, desaguando na divisa entre Paraty e Angra dos Reis. Acompanhando a maior parte de seu curso segue uma das trilhas do ouro mais famosas da região, outrora usada por comerciantes e contrabandistas, e hoje por amantes do ecoturismo.

Em seu trecho final, no chamado Sertão de Mambucaba, o rio apresenta-se raso, de águas transparentes e fundo pedregoso, com algumas corredeiras e pequenas quedas d’água. Oferece ótimas condições de banho e prática de rafting.

O acesso ao Sertão de Mambucaba se dá pela BR 101, na altura do Parque Mambucaba (também conhecido como Perequê), em Angra dos Reis.

Pedra do Frade - foto: Thalita MonfortA Pedra do Frade pode ser vista de diferentes pontos altos do parque, como o Pico do Tira Chapéu, Pedra da Macela e Mirante do Sobrado. A Pedra pode ser vista também de todo o litoral de Angra dos Reis, inclusive da BR 101.

Tem aproximadamente 1.500m de altitude e de seu topo se tem uma visão 360° avistando-se a baía da Ilha Grande, a planície litorânea de Angra dos Reis e Parati, a Serra da Bocaina e a Serra do Mar.

A trilha que leva ao seu topo é de difícil acesso e, em seu final, possui trechos de escalada, exigindo do visitante preparo físico e atenção. Recomenda-se o acompanhamento de guia.