Caminhos da Serra do Mar abertos oficialmente

 Cercada de belezas naturais, nossa região é procurada por gente do mundo inteiro atrás de lazer em locais como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Estadual dos Três Picos, que oferecem opções desde caminhadas curtas a travessias de três dias ou escaladas que podem durar até uma semana. E, a partir de agora, Teresópolis e municípios vizinhos como Magé e Petrópolis tem mais uma grande atração para os interessados em ecoturismo e peregrinação, seja cultural, esportiva ou até espiritual – visto os momentos de reflexão propiciados àqueles que buscam se desafiar ao atravessar grandes dificuldades em meio à natureza: Trata-se do projeto "Caminhos da Serra do Mar", uma travessia de longa duração que acaba de ser inaugurada. A primeira etapa está concentrada no PARNASO e tem 68 quilômetros, percorridos por uma equipe da unidade de conservação e dezenas de caminhantes na semana passada e que agora estão oficialmente na lista de trilhas do parque.

Raquel Junger 22

Trilhas, cachoeiras, belas paisagens, história e fauna e flora abundantes,assim são os "Caminhos da Serra do Mar". A travessia tem início na Vila Inhomirim, município de Magé, no Caminho do Ouro, aberto por escravos em 1723. No segundo dia de caminhada, considerado o mais pesado do primeiro núcleo, o caminhante percorre a travessia Cobiçado x Ventania. A etapa seguinte é a trilha Uricanal, que leva até onde se começam o quarto, quinto e sexto dias de caminhada, na travessia mais bonita do Brasil, a famosa Petrópolis x Teresópolis, com 33 quilômetros. Cerca de 100 pessoas participaram da excursão inaugural, sendo que apenas oito fizeram os 68 quilômetros da trilha. A que teve maior participação foi a Uricanal x Bonfim.

Leandro Goulart 2692

Em seus trechos, no Caminho do Ouro, na Travessia Cobiçado Ventania, na Trilha Uricanal, e na Travessia Petrópolis-Teresópolis, o caminhante poderá contar com sinalização adequada, descrição das trilhas e comprovará sua caminhada com um carimbo em seu "passaporte".

Leandro Goulart 2113

Vale lembrar que os trechos podem ser percorridos separadamente. Entre os ambientes visitados durante o percurso, destaque para os diversos ecossistemas associados ao bioma Mata Atlântica, como mata de encosta, campos de altitude, além de paredões rochosos, picos, poços e cachoeiras. "O principal objetivo da trilha é favorecer a conservação ambiental na Serra do Mar, integrar diversas unidades do mosaico da Mata Atlântica e assegurar assim uma estratégia de conservação por meio do uso público dos espaços", lembra o chefe do PARNASO, o Analista Ambiental Leandro Goulart.

21

A Alterdata, empresa desenvolvedora de softwares contábeis e de gestão, foi a responsável por toda a sinalização e folders explicativos do projeto. A etapa seguinte dos "Caminhos..." será feita no Parque Estadual dos Três Picos, partindo da sede da unidade em Teresópolis, na antiga fazenda Vale da Revolta.

As trilhas

Trilha Uricanal – Relativamente leve, faz a ligação entre os bairros do Caxambu e do Bonfim. Tem um total de 11,5km e pode ser percorrida em 4 horas. É, em grande parte, acompanhada de rios que formam poços e cachoeiras cristalinas, ótimos pontos de parada para um banho refrescante. Neste trecho, o caminhante percorre a todo o momento uma mata densa, com grande biodiversidade. A "Toca do Caçador" é um atrativo à parte. Usada durante anos para a prática ilegal de caça, serve hoje de abrigo ao caminhante. Com um pouco mais de tempo, o visitante tem a possibilidade de conhecer os "Pinheirinhos" e o pico do Alcobaça, atrativos que ficam fora do eixo principal da trilha.

Leandro Goulart 2053

Caminho do Ouro – Também considerado leve, o Caminho do Ouro tem 11,5 km e o visitante leva em torno de 4 horas para percorrer. Tem início em Vila Inhomirim, acolhedor e histórico distrito de Magé. Patrimônio Histórico tombado pelo INEPAC, o caminho foi aberto em 1723 para trazer esse precioso mineral das Minas Gerais até o Rio de Janeiro. Neste trecho caminha-se sobre a história. O visitante tem a oportunidade de conhecer a primeira ferrovia do país e a estrada carroçável da Serra da Estrela, considerada a obra mais grandiosa da época do império. A beleza da mata bem preservada torna esta caminhada ainda mais deslumbrante.

2

Trilha da Pedra do Sino – Essa trilha pode ser percorrida em 4 horas e tem 11,5 km. Após dormir em um tradicional abrigo de montanha ou área de camping, o visitante tem a oportunidade de assistir ao espetacular nascer do sol a 2.263 metros de altitude, ponto mais alto da Serra dos Órgãos, no cume da Pedra do Sino. Durante o inverno, devido às baixas temperaturas que podem atingir 0 ºC, é comum ver uma fina camada de gelo sobre a vegetação pela manhã. Ao longo da suave descida até a sede Teresópolis, o caminhante pode observar a Mata Atlântica em suas diferentes formas de vegetação, passando por campos de altitude e por uma floresta densa e preservada, com abundante fauna e flora, cachoeiras e cavernas.

Leandro Goulart 316

Subida do Morro do Açu – Trilha pesada, tem 8 km e leva em torno de quatro horas para ser percorrida. Para contemplar o pôr do sol no Morro do Açu o caminhante deve entrar pela portaria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Petrópolis, situada a 1.125 metros de altitude. Após percorrer uma forte subida de aproximadamente 2.200 metros, chega-se aos Castelos do Açu, um dos pontos culminantes do parque. Logo no início da trilha, o caminhante passa por poços, cachoeiras e mirantes. Ao final deste dia de caminhada o visitante pode pernoitar em um abrigo de montanha, equipado de cozinha, camas e água quente, ou em uma área de camping ao lado dos castelos.

ADILSON 4

Travessia Açu–Sino – Trilha pesada, com 9 km, percorrida em 7 horas, é o principal trecho da Travessia Petrópolis-Teresópolis e reconhecida como uma das mais belas travessias do país. Neste dia, considerado o mais pesado dos Caminhos da Serra do Mar, conta com bela vista do complexo de montanhas da Serra dos Órgãos. A vegetação é peculiar, semelhante à encontrada nos Andes. A trilha possui trechos que exigem maior atenção e preparo do caminhante, como o famoso "lance do Cavalinho". Com tempo bom, é possível visualizar toda a Baía de Guanabara, Morro do Corcovado, Pão de Açúcar e Pedra da Gávea ou ainda ter a sensação de caminhar acima das nuvens.

adilson5Lucas Medeiros2

Abaixo foto dos Coordenadores do Projeto Ivan, Leandro e Fred, Projeto idealizado e colocado em prática em cerca de um ano.

Os coordenadores do Projeto2

 

CRÉDITO E LEGENDA - MARCELLO MEDEIROS