Parque Nacional da Serra dos Órgãos comemora 74 anos.

O terceiro Parque mais antigo do País completou no ultimo dia 30/11, 74 anos de conservação e para comemorar esta data a Gestão da Unidade preparou um grande Evento aberto ao público. Neste dia em especial os visitantes tiveram gratuidade no ingresso e mesmo com o tempo chuvoso, cerca de 400 visitantes participaram da programação.

Logo na Entrada da Unidade foi colocado o Stand do Parque Nacional da Serra dos Órgãos onde os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre a Unidade de Conservação e seus projetos. Uma televisão passava a todo o momento vídeos sobre o Parque e sobre os Caminhos da Serra do Mar, que é uma trilha de longo curso que a atual gestão do Parque esta implantando. Além disso, os visitantes também ficaram por dentro do projeto Fauna Viva que é desenvolvido em conjunto pelo PARNASO e CRT, que tem como principal objetivo monitorar atropelamentos de fauna ao logo da rodovia, identificando as áreas prioritárias para implantação de dispositivos e mecanismos visando a redução das mortes de animais por este tipo de acidente.

IMG 8244

 

Para as crianças havia um espaço reservado no stand para desenhar e colorir, o Stand e todos os móveis foram doados pela Fundação S.O.S Mata Atlântica que apoia o projeto Caminhos da Serra do Mar.

IMG 8286

Nas comemorações do aniversário do PARNASO foi promovido o II Concurso "EU NO PARQUE", pelo Facebook e os primeiros colocados receberam seus prêmios no stand.

As atividades iniciaram as 10h da manha e se estenderam até as 17 horas, e durante esse período os visitantes aventuravam-se no cabo aéreo e slackline.

IMG 8313

Durante todo o dia, uma equipe do SESC Teresópolis realizou atividades diversas na área de saúde, tais como aferição de pressão, exame de glicose e algumas dicas sobre nutrição, além de massagem terapêutica. Todos os presentes tiveram acesso a estas atividades. Além disso o SESC apoiou o evento com a contratação de um grupo musical que, ao lado da piscina natural, fez a sua magnifica apresentação. O Lar tia Nastácia também compareceu ao evento.

A empresa Trilhas & Rumos, parceira do projeto Caminhos da Serra do Mar e do concurso fotográfico "Eu no Parque II", também expos seu material no aniversário do Parque. O stand simulava um acampamento rústico, semelhante ao praticado na parte alta do PARNASO e a empresa dava, a todo momento, dicas de equipamentos básicos para esse tipo de aventura, além de dicas de conduta consciente no interior de unidades de conservação.

IMG 8252

CET, Centro excursionista Teresopolitano também compareceu ao Evento com um stand contando a história da escalada neste centro excursionista e que coincide com a história da escalada no PARNASO.

Apesar do mau tempo cerca de 40 visitantes se aventuram em uma trilha guiada por funcionários do Parnaso, a trilha em questão foi a Cartão postal que é considerada uma das mas bonitas da parte baixa do Parque, mesmo a chuva que caia no momento da caminhada, não foi suficiente para desanimar os visitantes.

Trilha guiada

O artista José Antônio, aproveitou a data para inaugurar o Mosaico que o mesmo doou para o PARNASO. O mosaico é um trabalho Artísitico decorativo resultante da junção de pedaços de cerâmica, pedra e outros materiais que dão origem as mais variadas formas plásticas com grandes efeitos visuais. O belo mosaico foi construído em frente a área de camping da Sede Teresópolis da unidade e montado em um muro de contenção construído em 2012.

Inauguração do Mosaico

Teatrinho

No inicio da tarde foi realizado no Centro de Visitantes uma peça de teatro, "Do inicio ao Fim do Mundo" pelo IAM - Instituto Ambiente em Movimento, que é uma associação sem fins lucrativos fundada, em 12 de Dezembro de 2009, por jovens universitários que, informalmente, vinham praticando atividades de educação ambiental, desde 2007. Em 2010, Lucas Sielski, um dos integrantes do IAM, foi premiado pelo programa Climate Generation 2010 do Conselho Britânico. Com o apoio do prêmio foi realizado o primeiro projeto em âmbito nacional, chamado Robin Hood, que contemplou mais de 10 mil crianças, jovens e adultos, em cinco estados brasileiros.

Esta peça utiliza-se do teatro mudo e da comédia para propor uma reflexão sobre a humanidade e sua relação com a natureza ao longo do tempo. O enredo conta com dois personagens caricatos, um homem primitivo e um menino dos dias atuais. Na interação do saber tradicional com os conhecimentos da modernidade, representados pelos personagens, são abordados temas como o surgimento da vida, processo civilizatório, tribalismo, escambio, recursos naturais, manipulação de massa e as possíveis soluções para as questões ambientais da atualidade. Desta maneira a apresentação é dividida em três atos: a Criação, a Destruição e o Despertar. De forma divertida e acompanhada de uma trilha sonora com ritmos e canções tradicionais brasileiras, a apresentação culmina na importância do Brasil no contexto ambiental do mundo atual.

Teatro IAM

Também no Centro de Visitantes, logo após a peça do Instituto Ambiente em Movimento, foi realizada uma performance Teatral oferecida também pelo SESC intitulada "Terê em trilhos e trovas". A performance teatral tratava da criação da estação ferroviária de Teresópolis e sua extinção, com o surgimento da BR 116, fazendo a todo momento uma analogia à história da cidade.

1468727 685547451464159 131810671 n

Fabíola Brandão, professora de pilates no Estudio Corpus Pilates, psicomotricista e acrobata, apresentou a coreografia "Bonito Silêncio" de acrobacia aérea no vão da escada do Centro de Visitantes. Os surpreendentes movimentos no tecido acrobático encantaram a todos os presentes.

Apresentação tecido Fabiola Brandão

Para finalizar esta linda festa de aniversário todos os participantes cantaram um belo parabéns para a unidade de conservação. Com o apoio de comerciantes locais, um bolo, com mais de um metro de comprimento foi servido a todos os visitantes da UC.

Bolo dos 74 anos do Parnaso

As festividades não pararam por ai, no dia 3 de novembro a comemoração dos 74 anos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi realizada na Sede de Petrópolis, um stand do PARNASO foi montado na portaria do Parque para receber os visitantes. Além disso diversas escolas receberam o convite para conhecerem a unidade e prestigiarem o famoso teatro de fantoche conhecido com "A Trupe do Parque" com a temática – Água. Cerca de 70 crianças compareceram ao Evento.

Teatrinho na Sede de Petrópolis

em comemoração aos 74 anos da criação do Parnaso, a Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo, (1713), tombada pelo INEPAC sob a guarda do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, foi festejado seu tricentenário no dia 08 de dezembro de 2013 comemorando o aniversário da Nossa Senhora da Conceição. As 16h foi realizada uma missa campal com a presença do Bispo Dom Gregório Paixão de Petrópolis e seus auxiliares, como também autoridades locais , comunidades e equipe do Parnaso. Após a missa houve um lanche oferecido pela Fontes da Serra (empresa que comercializa a distribuição de água na região). O escultor Antônio Carlos Liboredo foi homenageado com a entrega de uma placa pela contribuição e carinho prestados a Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo Presença, cerca de 170 pessoas compareceram ao evento.

Missa 300 anos da Capela  Sede Guapimirim

O Parque Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos em quatro municípios. "O parque abrange Magé, Guapimirim, Teresópolis e Petrópolis, e desde sua criação em 1939 tem como objetivo preservar todo esse ambiente, esse ecossistema de Mata Atlântica. Além de lazer, de turismo, ser um espaço de preservação mesmo dessa riqueza que a gente tem aqui dentro", lembra Leandro.

O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).