Revista Biodiversidade Brasileira lança nova edição

Neste número temático, os artigos são relacionados a apresentações do "I Seminário de Práticas Inovadoras da Gestão de Unidades de Conservação", realizado em maio de 2014, em uma parceria entre Instituto Chico Mendes e Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

Esta edição se propõe a divulgar o conhecimento gerado em temas que permeiam a gestão das Unidades de Conservação e proporcionar o intercâmbio dessas experiências e práticas inovadoras. São apresentadas cinco Revista Biodiversidade Brasileira lança nova edição Sexta-feira, 24 de julho de 2015 Edição 352 3 experiências expostas no evento, com detalhamento de métodos, resultados, discussão e maior aprofundamento teórico e reflexivo sobre a contribuição para a gestão das Unidades. A revista pode ser acessada em http://bit. ly/1MHYWaL.

111

"Com centenas de Unidades distribuídas em todo o território nacional, o ICMBio enfrenta o desafio de qualificar o conhecimento produzido, utilizando-o como estratégia para aprimorar o processo de implementação das áreas protegidas sob sua administração, bem como a estratégia de conservação de espécies e outras ações para além do território das UCs", afirmou Katia Torres Ribeiro, coordenadora-geral de Pesquisa e Monitoramento (CGPEQ/Dibio)

Além das experiências do seminário de práticas inovadoras, o número traz outros dois artigos: um aborda a sistematização de experiências relacionadas a iniciativas de inclusão produtiva e outro uma comparação de cená- rios que favorecem a inovação. Para Cristina Farah de Tofoli e Rafael Morais Chiaravalloti, editores nesta edi- ção da Revista e pesquisadores do IPÊ, "a pouca tradição em registrar, ou mesmo tornar públicas, experiências e práticas do cotidiano somada à dispersão geográfica das Unidades são desafios para o diálogo interno e o aprendizado institucional, bem como para o aprimoramento e consolidação do SNUC. O seminário e a revista são ferramentas que poderão contribuir com a sistematização dessas informações".

Monica Melo, analista ambiental da Coordenação de Gestão e Conflitos Territoriais (COGCOT/Disat) e também editora nesta edição, destacou como essas experiências demonstraram que, para enfrentar o desafio de consolidar as UCs, é preciso olhar para além das pró- prias Unidades, envolvendo e sensibilizando a sociedade sobre o papel e a relevância das áreas protegidas. "Com este número da revista, esperamos contribuir para fortalecer a gestão das Unidades, compartilhando e valorizando experiências importantes, que têm caráter inovador e alto potencial de replicação, além de fortalecer a memó- ria institucional", afirmou.

A Revista Biodiversidade Brasileira é editada pela Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio). Seu objetivo é divulgar informações técnico-científicas relativas ao conhecimento, manejo e conservação das Unidades do Instituto e das espécies ameaçadas. Os volumes temáticos da revista partem de projetos com temas avaliados por um Comitê Editorial e aprovados por uma Coordenação Editorial, a partir de uma avaliação de oportunidade e número potencial de trabalhos. Todas as edições estão disponíveis em http://bit.ly/1HkKwMf.

Segue abaixo  o link para o artigo 

ENVOLVENDO A COMUNIDADE CIENTÍFICA NA GESTÃO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS