Serra dos Órgãos na semana do Meio Ambiente

Menino tirando foto com a árvore 1 (Foto: ICMBio)O Parque Nacional da Serra dos Órgãos comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente com sucesso de público e atrações múltiplas. Entre os dias 4 e 6 de junho a equipe de Educação Ambiental da unidade instalou tendas decoradas com banners alusivos à data na Praça Olímpica, no centro de Teresópolis (RJ).

Foram distribuídos folhetos sobre as atrações do parque, cartelas tipo “risque e pinte” para as crianças, além de exibido o nosso vídeo institucional e oferecida a possibilidade de tirar fotos junto a uma “árvore lúdica”, quando os participantes interagiam com gaiolas cheias de flores.

  Em uma iniciativa inovadora, juntou-se o “Projeto Fauna Viva”,  desenvolvido em parceria com a concessionária da estrada BR-116, que objetiva minimizar o impacto da operação da rodovia sob a fauna local. Com isso, os visitantes foram orientados sobre a prevenção de atropelamento de animais silvestres pela Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, que, além de expor um caminhão com equipamentos para combate aos incêndios no parque e entorno, informou à comunidade sobre a importância da adoção de ações preventivas.

A “Trupe do Parque”, de teatro de fantoches, realizou diversas apresentações ao longo do evento com temas relacionados à questão ambiental, como “Incêndio florestal é fogo” e “A água nossa de cada dia”.

Segundo Leandro Goulart, chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a presença da equipe da UC em eventos como esse, além de levar conhecimento à população sobre os objetivos da unidade de conservação e as ações desenvolvidas para a conservação ambiental, envolve a comunidade na consecução desses objetivos e ações, demonstrando mais uma vez a importância de se conhecer a unidade.