Troca de experiência entre Parques do Rio

 A proposta é realizar visitas técnicas e troca de experiências de gestão entre as UC.

No último dia 04, a equipe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos realizou uma visita ao Parque Nacional da Tijuca com o objetivo de conhecer a trilha sensorial,  implantada em 2011 nesta unidade de conservação.

equipe Parnaso

 A trilha sensorial, que propõe acessibilidade a portadores de necessidades especiais, possui 630 metros de comprimento e 4 metros de desnível e além de cumprir esse objetivo é utilizada também para atividades de interpretação ambiental pelas escolas visitantes da unidade de conservação.

Com 11 colaboradores a equipe do PARNASO realizou a trilha juntamente com o Chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro, no intuito de implantar uma trilha com o mesmo perfil no parque. Um dos integrantes da equipe realizou a trilha de olhos vendados vivenciando a experiência de um deficiente visual.

IMG 5405

 Além de percorrer a trilha a equipe realizou um intercambio de boas práticas, discutindo sinalização das unidades de conservação, planejamento estratégico e ordenamento de visitação de massa, como a que ocorre no Corcovado.

“Essa visita técnica foi um primeiro passo de um projeto de intercambio entre os parques nacionais do estado do Rio de Janeiro. Estamos agendando uma visita ao Parque Nacional do Itatiaia, visando observarmos as boas práticas da unidade de conservação para replicação em nosso ambiente de trabalho”, concluiu Leandro Goulart, Chefe do Parque Nacional da Serra do Órgãos.

IMG 5433