Setor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Brigada de Incêndios

A Brigada de Incêndios do PARNASO foi criada em 1999 após anos contando apenas com voluntários para combater os frequentes incêndios florestais. Originalmente a brigada estava associada ao Centro Especializado em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do IBAMA (PREVFOGO), que surgiu a partir das deliberações da Comissão Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (CONACIF). Após a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da biodiversidade (ICMBio), o grupamento passou a se chamar Brigada ICMBio.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem hoje uma estrutura de prevenção e combate a incêndios florestais considerada referência nacional. São detectados por ano cerca de 320 focos de incêndios, no entorno do Parque, quase sempre eliminados antes de sua propagação, raramente resultando em danos no interior da Unidade.

Estrutura

A Brigada do PARNASO conta oficialmente com 35 combatentes, contratados na estação seca (seis meses por ano), e uma brigada de voluntários com mais 20 combatentes, além de equipamentos de rádio-comunicação, motosserra, roçadeira, bomba costal (rígida e flexível), equipamento de GPS, reboque bomba-tanque, tanque flexível, moto-bomba, abafadores, ferramentas de sapa-pinga fogo, material de acampamento e equipamentos de proteção individual: uniforme anti-chama, coturno para altas temperaturas, capacete especial, luvas de proteção óculos e coletes. O serviço dispõe também de viaturas especializadas, como o ATR (auto transporte rápido), ATT (auto transporte de tropa), caminhão, veículo de apoio, Jeep e trailler.

Resumo das atividades:

Em Educação Ambiental, com ações educacionais contra incêndios florestais, realizando reuniões com as comunidades agrícolas, palestras em escolas, distribuição de cartas de alerta aos moradores do entorno do PARNASO, distribuição de cartazes e folhetos informativos nos municípios vizinhos, além de acordos de cooperação.

A Brigada ICMBio conta, durante a época crítica (entre junho e outubro), com uma rede de postos fixos e rondas diárias, apoiada por brigadistas que repassam à Central de Operações, com sede no PARNASO, as informações obtidas, para a imediata tomada de decisões.

Como o PARNASO não dispõe de aeronave para monitoramento em período crítico, contamos com o apoio de helicópteros da Marinha, Aeronáutica e Secretaria de Segurança do RJ. Executa também fiscalização terrestre nas áreas de maior incidência de incêndios, priorizando as áreas limítrofes da Unidade de Conservação e monitora, ainda, os campos de altitude, com deslocamento de brigadistas para o ponto culminante do Parque, a Pedra do Sino (2.275m).

Todos os brigadistas passam por treinamentos frequentes, para manuseio dos equipamentos de combate a incêndios florestais. O treinamento inclui, ainda, conhecimento em técnicas verticais, atividades de rapel e noções básicas de escalada e resgate.

 

EDITAIS DE CONTRATAÇÃO PARA A BRIGADA DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS ICMBio PARNASO