Facilidades para pesquisa no PARNASO

A localização e a facilidade de acesso do Parque Nacional da Serra dos Órgãos são importantes fatores de atração de pesquisadores. Localizado nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, o PARNASO está a 90km do Rio de Janeiro.

Na sede Teresópolis, o parque dispõe da Casa do Pesquisador, com capacidade para 8 pessoas, e do alojamento, para grupos de até 28 pessoas. O Abrigo Quatro, próximo a Pedra do Sino, e o Abrigo do Açu apoiam pesquisas nos campos de altitude e outras áreas remotas. Além disso, as áreas de camping da Sede Guapimirim, Sede Teresópolis, Pedra dos Sino e Pedra do Açu também podem ser usadas como ponto de apoio por pesquisadores.

O Centro de Referência em Biodiversidade da Serra dos Órgãos conta com laboratório, herbário, sala de aula, laboratório de geoprocessamento e biblioteca, e está disponível para os pesquisadores e também para turmas em visita didática. A biblioteca possui acervo de artigos, teses e dissertações resultantes de pesquisas desenvolvidas no parque, bem como literatura de referência em meio ambiente. No laboratório de geoprocessamento fica disponível a base de dados do parque, organizada em um sistema de informação geográfica.

O Parque disponibiliza aos pesquisadores dados climáticos obtidos em sua rede de estações meteorológicas. As estações, mantidas em parceria com outras instituições, estão distribuídas ao longo do gradiente altitudinal.

O programa de gestão do conhecimento científico do PARNASO organiza a produção bibliográfica e outras informações resultantes de pesquisas realizadas no parque. Algumas iniciativas foram tomadas para compilar este conhecimento. O livro Ciência e Conservação na Serra dos Órgãos, publicado em 2007, divulga o resultado de algumas pesquisas realizadas na região. Em 2008, foi publicada uma edição especial da revista Espaço e Geografia com artigos sobre o PARNASO e região.