Informações Gerais

O Parque funciona diariamente das 8h às 17h, e até 18h no verão (exceto Corcovado). Suas muitas estradas permitem visitá-lo a pé, de bicicleta, motocicleta, auto e ônibus. Para conhecer a Estátua do Cristo Redentor e o espetacular Mirante do Corcovado, é oferecida também a opção do trem, com percurso pela Estrada de Ferro Corcovado, que se inicia na Estação localizada na Rua Cosme Velho. Diversas empresas de turismo fazem circuitos no Parque em veículos especiais. Também de helicóptero, o PNT pode ser observado, sendo possível contratar um voo panorâmico na área do Mirante Dona Marta.

Dentre as inúmeras atrações do Parque, somente a visita ao Corcovado é tarifada. 

HISTÓRICO

O Parque Nacional do Rio de Janeiro, com 33 km², teve seu nome definitivamente alterado para Parque Nacional da Tijuca, em 8 de fevereiro de 1967, por meio do Decreto Federal nº 60.183. Em 4 de julho de 2004, um Decreto Federal s/n ampliou os limites do Parque em 39,51 km², incorporando locais como o Parque Lage, por exemplo. Através de doação, realizada em julho de 2011 por conta dos 50 anos de sua criação, a Unidade ampliou seus limites em 3 hectares em área que agora integra o setor Floresta da Tijuca.

 

ATRATIVOS

Além dos belíssimos panoramas de seus diversos mirantes (Paineiras, Vista Chinesa, Mirante Dona Marta, Vista do Almirante), no Parque Nacional da Tijuca consegue-se desfrutar o silêncio, a calma, o ar puro, a temperatura amena e o ambiente inspirador da floresta tropical. Caminhadas em trilhas, banhos de cachoeira (sem utilização de produtos químicos), passeios de bicicleta nas vias asfaltadas e piqueniques são algumas das atividades recreacionais permitidas. Através de caminhadas moderadas, descortinam-se soberbas vistas na Pedra Bonita (693 m), Pico do Papagaio (987 m) e Pico da Tijuca (1.021 m) e, com caminhada um pouco mais árdua, aprecia-se o panorama espetacular da Pedra da Gávea (844 m). 


FLORA

Murici, ipê-amareio, ipê-tabaco, angicos, caixeta-preta, cambuí, urucurana, jequitibá, araribá, cedro, ingá, açoita-cavalo, pau-pereira, cangerana, canelas, camboatá, palmito, brejaúba, samambaiaçus, quaresmeiras, caetés, pacovas, líquens, musgos, orquídeas e bromélias são algumas das 1619 espécies vegetais existentes no Parque. Destas, aproximadamente 433 estão ameaçadas de extinção. 


FAUNA

Ocorrem numerosos insetos, aranhas e outros artrópodes; cobras como caninanas, corais, jararaca e jararacuçus; lagartos como calangos, iguanas e teiús; aves como saíras, rendeiras, tangarás, arapongas, beija-flores juritis, gaviões, urubus, urus, jacupembas e inhambus-chintã; mamíferos como sagüis, macacos-prego, cachorros-do-mato, quatis, guaxinins, pacas, ouriços-coendu, caxinguelês, tapitis, tatus, tamanduás-mirim, gambás, entre outros. Ao todo, são 328 espécies animais, dentre anfíbios, aves e mamíferos, estando 16 delas ameaçadas de extinção.


ECOSSISTEMA

Mata Atlântica montana e sub-montana.


CLIMA

O clima do Parque, devido à orientação geográfica do Maciço da Tijuca, apresenta abundante precipitação de chuva, com ausência de período seco no inverno. Locais situados a até 500 metros de altura, possuem clima de área tropical. Acima dessa altitude, a temperatura é do tipo climático temperado.


ÁREA

Cerca de 3.953 hectares.


LOCALIZAÇÃO

Entre os paralelos de 22°,55'sul e 23°,00' sul e os meridianos 43°, 12'oeste e 43°, 19'oeste, no centro-sul do Estado do Rio de Janeiro.