Capa Site


Quando Ir

O Parque Nacional do Iguaçu está aberto para visitação conforme definido pela concessionária Urbia Cataratas S.A. no site: https://cataratasdoiguacu.com.br/

 

 

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}

O Parque Nacional do Iguaçu está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.

A unidade de conservação autoriza a entrada de 350 pessoas por hora, nesta fase especial de atendimento por conta da pandemia - COVID19. A venda on-line e a limitação de público por horário foram planejadas para manter o controle e o distanciamento entre as pessoas.

Pode ser visitado durante o ano todo, sendo que os meses de menor fluxo de visitantes é junho e julho, devido ao inverno e o frio que o acompanha.

btn topo

Ingressos

Os valores podem ser conferidos no site da concessionária Urbia Cataratas S.A pelo link https://cataratasdoiguacu.com.br/ingressos/

 

O Passe Comunidade, que é uma forma de incentivar os moradores dos 14 municípios vizinhos ao Parque Nacional do Iguaçu a visitarem o Patrimônio Natural da Humanidade, com 90% de desconto no valor do ingresso, agora está disponível para compra on-line no site oficial da concessionária Urbia Cataratas S.A. no site https://cataratasdoiguacu.com.br/ingressos/. O visitante precisa comprovar residência em uma das cidades, conforme regulamento do Passe Comunidade, e apresentar o comprovante presencialmente no acesso ao parque.

De forma prática e rápida, o morador acessa o site, escolhe a opção de dia, horário e quantidade de ingressos do Passe Comunidade e finaliza a compra. No dia da visita, é preciso, obrigatoriamente, apresentar o comprovante de residência, juntamente com o bilhete on-line, no setor de embarque, localizado no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu.

As opções de documentos que o morador pode apresentar para comprovar moradia em um dos municípios está acessível no site. Têm direito ao Passe Comunidade somente os moradores das 14 cidades vizinhas ao parque, sendo elas: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema.

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}

O valor do ingresso para visitar o Parque Nacional do Iguaçu reajustado a partir de 1º de novembro de 2020.

Os novos valores podem ser conferidos na Portaria nº 1.005, do Ministério do Meio Ambiente, de 8 de outubro de 2020, publicada dia 15 de outubro. O documento está disponível na íntegra em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-1.005-de-8-de-outubro-de-2020-282664087.

btn topo

Atrativos

-  O Polo Cataratas é localizado na cidade de Foz do Iguaçu / PR. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu, que em tupi-guarani significa água grande.

Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2.780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos.

O rio Iguaçu mede 1.200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65 m. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800 m e no lado argentino de 1.900 m. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um número superior a 100 nos períodos de média vasão.

A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca a 8.500 m3/s nas cheias. O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março.

São 19 saltos principais, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.

 

Cataratas do Iguaçu

Os ingressos para visitar as Cataratas do Iguaçu são vendidos online no site: https://cataratasdoiguacu.com.br/ingressos/

O acesso ao atrativo é realizado através do Centro de Visitantes (CV), com ou sem uso do transporte interno, mediante pagamento de ingresso de entrada no PNI, normalmente; ou pela Portaria do PNI, antes da abertura do CV, para grupos acompanhados por condutores de visitantes credenciados. A contratação de guia de turismo ou condutor de visitantes é opcional.

A trilha possui 1,2km, com passarela de concreto, mirantes e saídas para a BR 469 ao longo do trajeto.

Trilha da Escola Parque

O início desta trilha é bem próximo à área de embarque dos ônibus no Centro de Visitantes. Ao invés de embarcar, dirija-se à entrada da Trilha da Escola Parque. Ela possui 2,4km de extensão (ida e volta), é linear e de nível fácil. A partir de lá, o visitante pode pegar o ônibus para ir até a trilha das Cataratas ou optar por fazer a Trilha da Canafístula, que fica bem próxima. Para realizar esta trilha é necessário adquirir os ingressos no Centro de Visitantes normalmente.

Trilha da Canafístula

A Trilha da Canafístula é uma trilha semicircular, possui 2,2km de extensão, da Escola Parque à entrada da trilha do Poço Preto.

 

Todas as trilhas podem ser realizadas com o apoio do aplicativo BoRa Parque Nacional do Iguaçu, que possui diversos conteúdos relacionados à educação ambiental, à cultura e à história da unidade de conservação, de maneira lúdica e acessível, contemplando também pessoas com diferentes deficiências. O visitante poderá baixar o app – neste momento disponível apenas para versão Android – e receber informações enquanto caminha pelo Patrimônio Natural da Humanidade.

Sobrevoar as Cataratas de Helicóptero é uma experiência incrível. O sobrevoo permite que o visitante tenha uma noção da dimensão dessa paisagem, fazendo surgir as mais diferentes sensações.

 

O passeio é realizado pela Concessionária Helisul Taxi Aéreo, para mais informações acesse o site: http://www.helisulfoz.com.br.

Uma aventura de barco com muita adrenalina pelas corredeiras do Rio Iguaçu culminando num verdadeiro banho de cachoeira nas Cataratas do Iguaçu. O ponto de partida do passeio é no interior do Parque Nacional do Iguaçu, sendo um dos atrativos extras oferecidos aos turistas que visitam o Parque Nacional do Iguaçu.

 

O passeio é realizado pela concessionária Macuco Safari, para mais informações acesse o site: https://www.macucosafari.com.br.

 

Trilha da Caminhada (semicircular, 750m) e pátio da Base Avançada de Céu Azul

· Aberto livremente para visitantes em geral das 6h às 19h, todos os dias da semana, é o único atrativo do polo sem necessidade de agendamento. A trilha é exclusiva para caminhadas. Há pátio gramado com academia ao ar livre, disponível para exercícios físicos.

Ecotrilha (linear, ida e volta total 2km)

Aberto para visitantes em geral das 8h às 17h, todos os dias da semana e para observadores de aves a partir das 5h da manhã, acompanhados com condutores de visitantes credenciados. É necessário realizar agendamento. O acesso ao atrativo será realizado através da Base de Céu Azul. Trilha ideal para observação da fauna e da flora e caminhadas.

Trilha da Cachoeira do Manoel Gomes (linear, ida e volta total 8km)

Aberto para visitantes em geral das 8h às 17h, todos os dias da semana e para observadores de aves a partir das 5h da manhã, acompanhados com condutores de visitantes credenciados. É necessário realizar agendamento. O acesso ao atrativo será realizado através da Base de Céu Azul e passa por Trilha da Caminhada e Ecotrilha. É ideal para observação da fauna e da flora, caminhadas e banho de cachoeira. O banho de cachoeira é permitido no meio da trilha, na Cachoeira do Manoel Gomes, mas o consumo de alimentos e bebidas alcóolicas no local é vetado, sendo permitido consumo de alimentos e bebidas não alcóolicas no pátio da BAV, antes ou depois da aventura.

Trilha da Cachoeira do Rio Azul (linear, parte circular, ida e volta total 18km)

Aberto para visitantes em geral das 8h às 17h, todos os dias da semana e para observadores de aves a partir das 5h da manhã, acompanhados com condutores de visitantes credenciados; É necessário realizar agendamento. O acesso ao atrativo será realizado através da Base de Céu Azul e passa por Trilha da Caminhada, Ecotrilha e Trilha da Cachoeira do Manoel Gomes.

 

É ideal para observação da fauna e da flora, caminhadas e banho de cachoeira. Os banhos de cachoeira são permitidos ao longo da trilha, mas o consumo de alimentos e bebidas alcóolicas no local é vetado, sendo permitido consumo de alimentos e bebidas não alcóolicas no pátio da BAV, antes ou depois da aventura.

 

 

Trilha da Onça

Localizada no município de Serranópolis do Iguaçu, a trilha possui 9km de extensão, é linear e tem várias saídas para a Estrada Velha de Guarapuava. Agendamento gratuito pelo site gov.br ou aplicativo Meu Gov, procurar: agendamento de visitas ecoturísticas, ou direto nesse link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/visitar-unidades-de-conservacao-federais

Indicada para ciclismo, caminhadas e interpretação ambiental com ênfase na conservação da onça-pintada. Para mais informações sobre a trilha, fale com nossos voluntários do Time Panthera: Mauri Zardim (45)99124-2344 e Katia Zardim (45)99133-6235. 

Rota Beira Parque “Caminho do Iguaçu”

 

Esta ciclovia acompanha o traçado da BR 277 desde Cascavel até Santa Tereza do Oeste, depois segue margeando o PNI pelos municípios Céu Azul, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu (PR), em grande parte utiliza o leito da histórica Estrada Velha de Guarapuava. A ciclovia possui 200km de extensão e é indicada para ciclismo, caminhadas e cavalgadas. Para mais informações, acesse: https://www.caminhosdoiguacu.com.br/

 

Nas cidades de Capanema e Capitão Leônidas Marques/PR todos os atrativos são gratuitos. Empresas credenciadas ofertam o serviço de transporte aquaviário no rio Iguaçu. O serviço de condução de visitantes nas trilhas é ofertado por condutores com especialidade na observação de aves.

Rio Iguaçu (72km na margem de Capanema)

 

O atrativo possui acesso gratuito para visitantes em geral, em qualquer horário, todos os dias da semana. Não é necessário realizar agendamentos. Ideal para atividades de banho e uso de brinquedos náuticos não rebocados e sem propulsão a motor, a depender do trecho. A margem do rio, já fora do Parque, é indicada para caminhadas, ciclismo, piqueniques e observação de fauna e flora.

 

 

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} Cataratas do Iguaçu
btn topo

O Que Fazer

  • Caminhada
  • Contemplação
  • Rafting
  • Trilha de bicicleta
  • Cachoeirismo
  • Avistamento de fauna
  • Passeio de barco e caiaque

 

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}
  • Caminhada
  • Contemplação
  • Rafting
  • Trilha de bicicleta
  • Cachoeirismo
  • Avistamento de fauna
  • Passeio de barco e caiaque
btn topo

Orientações

  • Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas, não use atalhos;
  • Jogue o lixo nos locais adequados ou encontre uma forma de acondicioná-lo para trazê-lo de volta.
  • Não alimente os animais. Observe-os a distância.
  • Ande em silêncio, preservando a tranquilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece;
  • Animais, plantas, rochas, frutos e sementes encontrados no local fazem parte do ambiente e nele devem permanecer;
  • Tire apenas fotografias; deixe somente leves pegadas; e leve para casa imagens na sua memória.
  • Tenha cuidado com os quatis quando estiver consumindo alimentos. Apesar de estarem habituados com a presença humana, eles podem atacar em busca de comida. Esses animais podem transmitir a raiva humana, doença infecciosa aguda e mortal, transmitida por meio da mordida, arranhões ou lambedura do animal contaminado com o vírus.
  • Beba água;
  • Use sempre protetor solar;
  • Para evitar os insetos, passe repelente com frequência;
  • Utilize capas de chuva. Nas Cataratas há constantemente uma leve garoa;
  • Use roupas e calçados apropriados para caminhada;
  • Todos esses artigos estão disponíveis nas lojas de lembranças do parque.

Para aprecisar as cataratas do Iguaçu em toda sua magnitude, visite o Parque Nacional do Iguazú, na Argentina. O passeio é diferente e complementar. Mais informações no site:  www.iguazuargentina.com ou 0800 45 15 16.

Caso tenha sugestões para melhorar nossos serviços, entre em contato: ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, pelo telefone: 55 (45) 35218383 ou e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Acesse o Guia de Conduta Consciente em Ambientes Naturais

+
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} Respeite as normas do Parque
btn topo