Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Répteis - Crocodilianos

Caiman yacare site
Caiman yacare     Foto: Acervo RAN/ICMBio

DOCUMENTOS E ARQUIVOS
Nome
Baixar
Lista das espécies avaliadas alt

VALIDADO

N° DE ESPÉCIES: 6

A Ordem Crocodilia (Classe Reptilia), surgiu na Terra há aproximadamente 80 milhões de anos e é representada pelos jacarés, crocodilos e gaviais, são animais carnívoros (topo de cadeia), com corpo alongado coberto por escamas reforçadas semelhantes a placas, possuem quatro patas, cauda longa e forte, importante para a defesa e locomoção. Vivem em rios e lagos de água doce, porém, algumas espécies são encontradas em água salgada. Passam a maior parte do tempo dentro d’água, mas gostam de ficar horas nas margens tomando sol. No Brasil, existem apenas jacarés, que tem importante significado sociocultural para muitas regiões do Brasil, especialmente para as comunidades indígenas e tradicionais.

O primeiro ciclo de Avaliação do Estado de Conservação da Herpetofauna no Brasil foi conduzido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios – RAN/ICMBio. O processo teve início em 2010 e foi concluído em 2014.

Em relação aos Crocodilianos foi realizada uma oficina de avaliação em junho de 2011, que contou com a participação, como avaliadores, de 7 especialistas representando 5 instituições de ensino e ou pesquisa do Brasil.

N° DE OFICINAS:

1 oficina realizada

COORDENADORES DE TAXON:

Dr. Marcos Eduardo Coutinho (RAN - ICMBio)

PONTO FOCAL:

Msc. Yeda Soares de Lucena Bataus (RAN - ICMBio)

EMAIL:  ran.sede@icmbio.gov.br

Fim do conteúdo da página