Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Porifera

Dysidea etheria Guilherme muricy MN cagarras
Espécie: Dysidea etheria de Laubenfels, 1936
Foto: Guillherme Muricy
Local: MN das Ilhas Cagarras
 
DOCUMENTOS E ARQUIVOS
Nome
Baixar
Ficha base de avaliação alt
Lista das espécies avaliadas alt
VALIDADO

N° DE ESPÉCIES: 474

As esponjas ou poríferos (Filo Porifera) são animais aquáticos sésseis e filtradores que ocorrem nos mares, rios e lagos do mundo todo. Elas usam o batimento dos flagelos de células especializadas, os coanócitos, para impulsionar uma corrente de água por um sistema de canais (sistema aquífero) no seu interior. Desta corrente de água elas retiram seu alimento e oxigênio, e nela liberam seus excretas e gametas.
As esponjas têm enorme importância ecológica porque fornecem abrigo para diversos outros animais, além de filtrar grandes quantidades de bactérias e matéria orgânica em suspensão na água. Elas têm também um grande potencial econômico, pois produzem muitas substâncias químicas com propriedades farmacológicas promissoras. Apesar disso, a diversidade de esponjas no Brasil ainda é pouco estudada, assim como a biologia das populações e usos potenciais da maioria das espécies.

A Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Poríferas Brasileiros aconteceu entre 18 e 22 de agosto de 2014, na Flona de Ipanema, em Iperó, São Paulo.

O processo de Avaliação da Fauna Brasileira é coordenado pela Coordenação de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (COABIO), vinculada à Coordenação Geral de Manejo para Conservação (CGESP), da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO).

 N° DE OFICINAS:

1 oficina realizada

COORDENADOR DE TAXON:

Guilherme Muricy (UFRJ)

PONTO FOCAL:

Amanda Galvão (COABIO/ICMBIO)

EMAIL:  coabio@icmbio.gov.br

Fim do conteúdo da página