Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Anfisbênias

Amphisbaena fuliginosa site
Espécie: Amphisbaena fuliginosa
Foto: Guilherme Ferreira

DOCUMENTOS E ARQUIVOS
Nome
Baixar
Lista das espécies avaliadas alt

Cobra-de-duas-cabeças

VALIDADO

N° DE ESPÉCIES: 68

As anfisbênias pertencem à Classe Reptilia e fazem parte da Ordem Squamata junto com as serpentes e os lagartos. São animais rastejantes, a pele é coberta por escamas lisas, não possuem patas, a cabeça e o pescoço são da espessura da cauda, por isso são conhecidos, também, por cobra-de-duas-cabeças. As anfisbênias tem o hábito fossorial (habitam o subsolo, cavando túneis com a cabeça), são carnívoras, alimentam-se de insetos que entram em seus túneis. Evolutivamente tem origem nos lagartos de pernas curtas, que ao longo do tempo ficaram sem patas.

O primeiro ciclo de Avaliação do Estado de Conservação da Herpetofauna no Brasil foi conduzido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios – RAN/ICMBio. O processo teve início em 2010 e foi concluído em 2014.

Em relação às Anfisbênias foi realizada uma oficina de avaliação em agosto de 2014, que contou com a participação, como avaliadores, de 20 especialistas representando 17 instituições de ensino e ou pesquisa do Brasil.

N° DE OFICINAS:

1 oficina realizada

COORDENADORES DE TAXON:

Dr. Guarino Rinaldi Colli (UnB)

PONTO FOCAL:

Msc. Yeda Soares de Lucena Bataus (RAN – ICMBio)

EMAIL:  ran.sede@icmbio.gov.br

Fim do conteúdo da página