Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fauna Brasileira > Lista de Espécies Ameaçadas > Invertebrados Terrestres - Camelobaetidius yacutinga Nieto, 2003 - Siriruia
Início do conteúdo da página

Invertebrados Terrestres - Camelobaetidius yacutinga Nieto, 2003 - Siriruia

Classificação Taxonômica
Grupo
Classe:
Ordem:
Família:
Espécie:
Nome Vulgar:
Invertebrados Terrestres
Insecta
Ephemeroptera
Baetidae
Camelobaetidius yacutinga Nieto, 2003
Siriruia
Categoria de Ameaça
Categoria Validada:
Critério Validado:
Presença Lista Anterior:
VU
B1ab(iii)
Justificativa
Camelobaetidius yacutinga foi descrita para a Argentina e há um único registro para o estado do Rio Grande do Sul. Houve esforços nas áreas de Mata Atlântica a oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, porém, mesmo assim, a espécie não foi encontrada em outras localidades. A espécie é de distribuição restrita, com uma extensão de ocorrência estimada entre 10.000-20.000 km². A região está bastante impactada pela agricultura, e os rios, pelo assoreamento. Considerando a provável baixa capacidade de dispersão da espécie e especificidade de seu habitat (rios com correnteza e fundo de rochas; ver abaixo os hábitos e hábitats para as espécies do gênero), sendo perdido em grande parte, e falta de mais achados nas visitas, mostrando que sua população encontra-se fragmentada, a situação é preocupante. Portanto, Camelobaetidius yacutinga foi classificada como Vulnerável (VU) pelo critério B1ab(iii).
Especialistas
Cleber Macedo Polegatto - USP, Frederico Falcão Salles - UFES, Rodolfo Marianao Lopes da Silva - UESC
Referências
Boldrini, R.; Jacobus, L.M.; Salles, F.F. & Pes, A.M.O. 2013. The adults of Camelobaetidius janae Dominique & Thomas, 2001 and C. yacutinga Nieto, 2003, with a new synonym for C. leentvaari Demoulin, 1966 (Ephemeroptera: Baetidae). Zootaxa 3702 (2): 150–158.

Nieto, C., 2003. El género Camelobaetidius (Ephemeroptera: Baetidae) en la Argentina. Acta Zool. Mex. 88: 233-255.
Fim do conteúdo da página