Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parque do Gandarela comemora 4 anos de criação
Início do conteúdo da página

Parque do Gandarela comemora 4 anos de criação

Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 16h51
No dia 13 de outubro, terão atividades para a comunidade. 
parna serradogandarela Robson de Oliveira
O Parque Nacional da Serra do Gandarela festeja os 4 anos de criação no dia 13 de outubro. Para isso, realizará atividades no município de Raposos, aproximando a comunidade da gestão do Parque. A unidade de conservação foi criada por Decreto em 13 de outubro de 2014, com o objetivo de “garantir a preservação de amostras do patrimônio biológico, geológico, espeleológico e hidrológico associado às formações de canga do Quadrilátero Ferrífero, incluindo os campos rupestres e os remanescentes de floresta semi-decidual, as áreas de recarga de aquíferos e o conjunto cênico constituído por serras, platôs,vegetação natural, rios e cachoeiras”.

Com área total de 31.270,83 hectares, o Parque está localizado na porção meridional da Serra do Espinhaço, especificamente no Quadrilátero Ferrífero, e se situa nos municípios de Raposos, Caeté, Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima e Nova Lima, no Estado de Minas Gerais. Sua localização está distante 32 quilômetros da capital mineira, estando parcialmente inserido na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Considerando tratar-se de uma Unidade de Conservação criada recentemente, ainda não possui Plano de Manejo e Zona de Amortecimento formalmente estabelecida.

Programação do dia 13/10

Concentração: Praça da Igreja Matriz (8h30min às 9h30) e deslocamento por cortejo até o Poço da Barragem

Local: Parque Municipal do Ribeirão do Prata – Poço da Barragem

Horário: 9h às 13h

Detalhamento da programação:

8h30 até 9h30 -  Praça Matriz: o evento se iniciará na praça com a concentração dos músicos. O coreto da praça abrigará folders e informativos sobre o Parque. Será um momento de diálogo com a população sobre o Parque e o município de Raposos.

9h30 – O cortejo se desloca para o Poço da Represa

10h – Chegada no Poço

10h às 13h– Duração das atividades no Poço da Barragem

12h – Cantar parabéns ao Parque

13h – Término do evento

Atividades
Tenda do Parque, café da manhã, oficina de confecção de aves e pássaros, oficina de confecção de placas educativas, doação de mudas nativas, pintura de mural com mapa do Parque, exposição de instrumentos e técnicas de combate aos incêndios florestais, mostra de plantas úteis e medicinais do Parque e entorno.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página