Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio publica instrumento para planejamento de visitação
Início do conteúdo da página

ICMBio publica instrumento para planejamento de visitação

Publicado: Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 15h07
ROVUC oferece insumos e orientações técnicas objetivas que auxiliam o planejamento e a implantação da visitação em todas as categorias do SNUC.
rovucO Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lança o Rol de Oportunidades de Visitação em Unidades de Conservação (ROVUC), conforme Portaria nº 1.148, de 19 de dezembro de 2018. O ROVUC oferece insumos e orientações técnicas objetivas que auxiliam o planejamento e a implantação da visitação em todas as categorias do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Com base na vocação de uso público da UC, essa ferramenta busca promover a diversificação das experiências, auxiliando na identificação e no desenvolvimento de potenciais recreativos e de negócios associados à visitação em áreas protegidas.

Conduzida pela Coordenação de Planejamento e Estruturação da Visitação e Ecoturismo do ICMBio, a elaboração foi baseada em referências consagradas de planejamento de áreas protegidas norte-americanas (Espectro de Oportunidades Recreativas – ROS) e da américa latina (Rango de Oportunidades para Visitantes em Áreas Protegidas – ROVAP), preservando o conceito teórico desses marcos técnicos, que estabelecem um gradiente de oportunidades de visitação, desde aquelas primitivas até as mais desenvolvidas.

Essa ferramenta representa a principal base técnica para a elaboração de planos específicos de uso público e colabora com os processos de revisão e elaboração dos planos de manejo.

A adaptação do ROVUC contou com a participação de representantes de várias unidades de conservação, de diferentes macroprocessos do ICMBio e de parceiros, no âmbito do Programa Parceira para a Conservação da Biodiversidade da Amazônia, financiado pela Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID) com a assistência técnica do Serviço Florestal Americano, do Serviço de Parques Americano e das Universidade Estadual do Colorado e da Universidade de Montana.

Conheça a publicação, que está disponível aqui 

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página