Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parque de São Joaquim recebe voluntários 
Início do conteúdo da página

Parque de São Joaquim recebe voluntários 

Publicado: Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 15h12
Dos 209 inscritos, foram selecionados 6 voluntários, de diferentes perfis.
voluntariosaojoaquimm
O Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, recebeu, entre os dias 21 e 25 de janeiro, um grupo de voluntários para trabalhar em atividades relacionadas à temática de Uso Público. Dos 209 inscritos, foram selecionados 6 voluntários, de diferentes perfis, que vieram tanto de municípios de Santa Catarina abrangidos pelo Parque (Orleans e Urubici), quanto de outros Estados (São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul).

De acordo com Gustavo Nabrzecki, chefe-substituto do Parque, a procura pelas vagas foi grande. Os voluntários trabalharam ao longo de uma semana em atividades de manejo e sinalização de trilhas, sistematização de dados de visitação e participação em visitas técnicas com o intuito de conhecer a realidade do Parque, explica Gustavo. Segundo a supervisora do Programa de voluntariado, a analista ambiental Ana Luiza Figueiredo ¨o desafio do ordenamento da visitação, manejo e sinalização de trilhas no Parque é imenso e impossível de ser realizado apenas pela equipe do Parque. “Precisamos de apoio voluntário e fortalecimento de parcerias para dar conta dessa missão¨, ressalta.

¨Ser voluntário no Parque é uma experiência incrível! Eu pude compreender melhor a atuação do ICMBio, cooperar em prol de um bem comum (coletivo) e adquirir conhecimentos junto aos profissionais do ICMBio e de colegas voluntários. Farei outros trabalhos voluntários, sempre que possível¨, afirmou Daniel de Renzo Barretti.

Sobre o Voluntariado
O Programa de Voluntariado do ICMBio é uma oportunidade para que as pessoas possam contribuir para um meio ambiente equilibrado e uma melhoria da qualidade de vida para todos, exercitando, assim, a cidadania. A população pode atuar, juntamente com as equipes do Instituto, em diversas ações de conservação da natureza como pesquisa, visitação, comunicação, educação ambiental e proteção, entre outras previstas na Instrução Normativa nº 03/2016.

Desde o início do programa, em 2009, o ICMBio contabiliza mais de 170 unidades organizacionais com o voluntariado formalizado. Em 2018, foram mais de 6000 participantes em todo o Brasil. O programa está em processo de expansão, ampliando a rede de proteção das unidades de conservação, patrimônio que é de todos os brasileiros.


Ficou com vontade de viver essa experiência? Saiba mais sobre o Programa de Voluntariado do ICMBio e conheça as oportunidades disponíveis aqui

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página