Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Unidades de conservação mais preparadas para o fogo
Início do conteúdo da página

Unidades de conservação mais preparadas para o fogo

Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 18h03
Além da aquisição de novos equipamentos, também foram entregues às UCs 150 caminhonetes.

fogoecarro
As Unidades de Conservação estarão mais preparadas para a temporada do fogo este ano e também contam com novos veículos. Ontem (28), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade começou a entregar novos equipamentos para 23 unidades com ocorrência de incêndio. São motobombas Mark 3, Mini-Strike, Flutuante, Mangueiras, bombas costais, abafadores, roçadeiras, motosserras, turbossopros e queimadores (“pinga-fogo”) que serão utilizados para a prevenção e controle dos incêndios. Também foram entregues 150 caminhonetes Mitsubishi L200 Triton para as unidades de conservação, centros de pesquisas e coordenações regionais.

A compra foi um esforço conjunto entre a Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman) e a Diretoria de Planejamento, Administração e Logística (Diplan) com recursos orçamentários e de compensação ambiental para dotar as unidades de equipamentos modernos e mais novos. As UCs que preencheram o Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) e solicitaram os equipamentos foram contempladas.

As motobombas Mark 3 são as mais potentes do mercado, sendo ainda portáteis e de fácil uso. Já as motobombas flutuantes podem ser usadas em corpos d’águas a partir de 30 cm de profundidade, perfeitas para uso em veredas, lagoas e rios.
Outra novidade são os turbossopros. É a primeira vez que os equipamentos são adquiridos pelo ICMBio pelos recursos orçamentários. Os turbossopros já são utilizados como forma de otimizar o combate ao incêndio, maximizando o esforço dos brigadistas. Os novos queimadores também devem trazer mais praticidade às brigadas. Mais leves e ergonômicos, o transporte deve ser mais fácil às brigadas.

Viaturas

O Instituto também entregou 150 novas caminhonetes Mitsubishi L200 Triton com motor diesel e adesivadas com a identidade visual do ICMBio. As viaturas serão destinadas às UCs, aos Centros Especializados e às Coordenações Regionais, localizadas em São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Alagoas, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pará, Paraíba, Goiás, Rondônia e Santa Catarina. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios e da compensação ambiental.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página