Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Blitz educativa alerta para riscos de incêndio em Brasília
Início do conteúdo da página

Blitz educativa alerta para riscos de incêndio em Brasília

Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2019, 15h43
Ação ocorreu em parceria entre ICMBio, Secretaria de Meio Ambiente do DF e órgãos distritais.

educacao
Ação ocorre na DF 001, e contou com a participação de estudantes da Escola Classe Basevi. (Foto:Acervo/ICMBio)

O Parque Nacional de Brasília participa da Blitz Educativa de Prevenção de Incêndios Florestais no Distrito Federal (DF). O objetivo da ação é conscientizar e alertar a população sobre perigos da queima de lixo e de poda, as principais causas de incêndios florestais no DF. A ação ocorre na DF 001, entrada da vila Basevi, das 8h às 12h, e conta com a participação de estudantes da Escola Classe Basevi.

O local fica próximo ao Parque Nacional de Brasília e a Reserva Biológica da Contagem. É uma região com muitas chácaras, onde geralmente as pessoas ateiam fogo em restos de poda e o fogo adentra as UCs. O lixo jogado na rodovia próxima também é um problema, pois o fogo vindo da queima do material também é um ponto de ignição dos incêndios que atingem as duas unidades de conservação.

A iniciativa é uma realização do Grupo Executivo do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF, que é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o ICMBio, IBAMA, Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), Aeronáutica, Marinha, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), Jardim Botânico de Brasília (JBB), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Brasília Ambiental (IBRAM).

Na oportunidade, também é feita a conscientização sobre atropelamento de fauna. Em conjunto com o DER/DF, o ICMBio conseguiu a redução da quilometragem máxima da estrada entre o Parque e a Reserva para 60 km/h e a instalação de radares e rampas redutoras de velocidade com o objetivo de diminuir o número de animais silvestres atropelados.




*Com informações da Ascom Secretaria de Meio Ambiente - DF

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:
11 Cidades e comunidades sustentáveis 1504 Educação 150



Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página