Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio promove avaliação de peixes continentais
Início do conteúdo da página

ICMBio promove avaliação de peixes continentais

Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2019, 09h52
O prazo para envio de contribuições é até 22 de setembro; e podem participar a comunidade científica e demais interessados.

Peckoltia compta Jansen Zuanon
Espécie Peckoltia compta (Foto: Jansen Zuanon)

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática (Cepta) estão com consulta aberta para avaliar as espécies de peixes continentais. Toda a comunidade científica e os demais interessados podem contribuir com informações sobre as espécies por meio da ficha base da avaliação, disponível para edição e envio através do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE). O prazo para as contribuições é até 22 de setembro.

O processo de avaliação do risco de extinção das espécies é contínuo e cíclico, com intervalos de cinco anos entre uma avaliação e outra. Neste caso, a Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes Continentais, conduzida pelo Cepam e pelo Cepta, está em seu segundo ciclo.

As Oficinas de Avaliação dos peixes amazônicos são realizadas por famílias, enquanto que as de peixes não amazônicos são realizadas por ecorregiões. Assim, a próxima oficina abrangerá as espécies de peixes amazônicos da família Loricariidae, além de espécies de pequenas famílias, enquanto que para os peixes não amazônicos serão avaliadas as espécies com ocorrência nas ecorregiões do Alto Paraná e do Iguaçu. A Oficina ocorrerá de 7 a 11 de outubro, na ACADEBio, localizada na Floresta Nacional de Ipanema, Iperó, São Paulo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:
14 Vida na água 150

Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página