Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parque São Joaquim promove Semana da Ciência
Início do conteúdo da página

Parque São Joaquim promove Semana da Ciência

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 09h12
Em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, foram realizadas palestras, exposição e lançamento de cartilha.

feiraciencia
Evento foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. (Foto: Acervo/ICMBio)

O Parque Nacional de São Joaquim, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (Programa de Pesquisas em Biodiversidade- PPBio Núcleo Mata Atlântica), realizou, no período de 25 a 30/09, a Semana da Ciência Parque Nacional de São Joaquim em Urubici, em Santa Catarina. As atividades também envolveram exposição, lançamento de publicação, apresentação dos projetos de pesquisas à sociedade e lançamento de programa de educação ambiental. Para o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero Cerqueira, essas atividades são importantes para a sociedade conhecer melhor as unidades de conservação, promovendo consciência ambiental.

Durante a Feira de Ciência, foram realizadas palestras para todos os estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública e privada de ensino. Cerca de 687 alunos foram sensibilizados quanto à importância da conservação da biodiversidade e do papel fundamental do Parque Nacional de São Joaquim neste contexto. Além disso, estudantes da graduação em Biologia e das pós-graduações em Ecologia e Fungos, Algas e Plantas da Universidade Federal de Santa Catarina organizaram e acompanharam uma exposição sobre fauna, flora e fungo na região que ocorreu nas dependências do SESC de Urubici.

A exposição recebeu mais de 600 pessoas entre turistas, guias de turismo e membros da sociedade local. Também foi realizada na Câmara de Vereadores uma reunião aberta à sociedade para apresentação dos Projetos de Pesquisas realizados na unidade de conservação. Além destas atividades, iniciou-se um programa de educação ambiental continuada com professores de Ciências e Biologia de Urubici, momento em que participaram também como convidados professores e educadores de Lages e Rio Rufino. Por fim, foram lançadas a cartilha sobre Fungos para apoio aos professores e o livro "Ofidismo" para esclarecer questões sobre prevenção e ataques de cobras, que serão distribuídos na rede pública de saúde e para os agricultores da região. Versões online das publicações serão disponibilizadas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados
4 Educação 150

Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página