Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Colaboradores do combate ao fogo são homenageados
Início do conteúdo da página

Colaboradores do combate ao fogo são homenageados

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 16h49
ICMBio promove evento para agradecer e homenagear servidores, brigadistas e parceiros pelo compromisso com as ações de combate ao fogo.

homenagem brigatistas Gabriel Schulz 211
Brigadistas homenageados hoje em evento em Brasília. (Foto: Gabriel Schulz)

Passado o período de seca, que vai de julho a outubro, foi a hora do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) agradecer toda a rede de instituições e colaboradores envolvidos no combate ao fogo. Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (28), servidores, brigadistas e parceiros receberam uma medalha de honra e um certificado com agradecimento pelo compromisso com as ações de combate ao fogo. O evento ocorreu no auditório Rômulo Mello, na sede do ICMBio, em Brasília, com a presença de toda a diretoria. A ação foi idealizada pelo presidente Homero Cerqueira como forma de valorização dos envolvidos neste importante papel do ICMBio de proteção às unidades de conservação.

Receberam homenagens servidores que atuam na prestação de apoio e monitoramento do fogo em Brasília, como na Coordenação de Prevenção e Combate a Incêndios (Coin), Divisão de Monitoramento e Informações Ambientais (DMIF) e da Divisão de Operacionalização da Proteção Ambiental (DPRO).

Também foram reconhecidos chefes de Unidades de Conservação (UCs) e gerentes de fogo, servidores capacitados para planejar e executar ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. Eles são de diversas unidades de conservação, como: Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, Parque Nacional Serra da Canastra, Parque Nacional de Brasília, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, dentre outros.

Além deles, um grupo de brigadistas representou os cerca de 1,1 mil profissionais contratados pelo ICMBio. Órgãos parceiros do Instituto no combate ao fogo nas áreas protegidas, como o Corpo de Bombeiros Militar, o Grupo Ambientalista do Torto (GAT), o Prevfogo Ibama, a Força-Tarefa Previncêndio, a Rede Contra o Fogo da Chapada dos Veadeiros e a brigada voluntária da Esec Serra Geral de Tocantins também foram homenageados.
homenagem brigatistas Gabriel Schulz 140
Certificado e medalhas foram entregues no evento. (Foto: Gabriel Schulz)

LEGADO
Um dos momentos especiais da cerimônia foi a homenagem aos pioneiros das ações de fogo. Um deles é o servidor aposentado Paulo Amozir Gomes de Souza. Ele atuava no Prevfogo/Ibama e migrou para o ICMBio na criação do órgão. Hoje, aposentado, atua como instrutor de brigadistas. Desta geração vieram alguns conceitos e até equipamentos usados até hoje. Por exemplo, o inventor do abafador foi criado por um dos servidores. Com eles, vieram alguns aprendizados e experiências de prevenção.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página