Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Cenap promove oficina para PAN de pequenos mamíferos
Início do conteúdo da página

Cenap promove oficina para PAN de pequenos mamíferos

Publicado: Sexta, 10 de Janeiro de 2020, 10h07
Serão 17 espécies de pequenos mamíferos não-voadores ameaçados de extinção que ocorrem na Mata Atlântica e na Amazônia contemplados no PAN.
thumbnail Preá Moleques do Sul Cavia intermedia Ameaçada Foto Carlos H Salvador
Preá Moleques do Sul, espécie contemplada na lista do PAN. (Foto: Carlos H Salvador)

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), promoveu, de 3 a 6 de dezembro de 2019, a Oficina para a Elaboração do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Pequenos Mamíferos Ameaçados de Extinção em Áreas Florestais.

O PAN contemplará 17 espécies de pequenos mamíferos não-voadores ameaçados de extinção que ocorrem na Mata Atlântica e Amazônia. Destes, apenas a Cuíca-amazônica (Caluromysiops irrupta) não é endêmica do Brasil e 13 espécies possuem distribuição pequena ou restrita. Assim, o objetivo do PAN é proteger as populações das espécies-alvo e seus ambientes, reduzindo os fatores de ameaça, e ampliar e difundir o conhecimento sobre as espécies, visando a sua conservação. O PAN terá 7 objetivos específicos e 42 ações estratégicas para a conservação das espécies.

O ICMBio contou com vários apoiadores, entre eles pesquisadores da Universidade de São Paulo, Universidade Veiga Almeida, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Caipora Cooperativa para a Conservação da Natureza e Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA); representantes de organizações estaduais de meio ambiente da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; organizações do terceiro setor, como a Ecotropica Ambiental, além de servidores e bolsistas.

O PAN Pequenos Mamíferos de Áreas Florestais e o PAN Pequenos Mamíferos de Áreas Abertas, também promovido e coordenado pelo Cenap, unem esforços de ações de conservação para as 36 espécies de pequenos mamíferos não-voadores ameaçados de extinção.

Comunicação
(61) 2028-9280

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página