Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio promove audiência pública em Cambará no RS
Início do conteúdo da página

ICMBio promove audiência pública em Cambará no RS

Publicado: Quarta, 15 de Janeiro de 2020, 16h51
O objetivo do encontro é submeter à consulta pública a proposta de edital para a concessão de serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral.

audienciapublica
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove audiência pública nesta quinta-feira (16) no Cambará Eco Hotel, no município de Cambará do Sul (RS), das 9h às 11h. O objetivo do encontro é submeter à consulta pública a proposta de edital para a concessão de serviços de apoio à visitação, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza nos Parques Nacionais de Aparados da Serra (no Rio Grande do Sul) e da Serra Geral (Rio Grande do Sul divisa com Santa Catarina).

A audiência estará aberta para acolher sugestões e contribuições à proposta de concessão dos parques, que faz parte da carteira de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Casa Civil e do Governo Federal.

Conheça os benefícios da concessão

A concessão dos serviços de apoio à visitação é um importante instrumento para a promoção ordenada do turismo em suas regiões, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dos entornos e para a proteção do meio ambiente. A concessão melhora a qualidade dos serviços prestados aos visitantes das unidades de conservação. A visitação aumenta anualmente, somente, em 2018, mais de 12,4 milhões de pessoas visitaram os Parques Federais.

Na concessão, todos ganham. Os parques obtêm mais investimentos financeiros, oferecendo espaços mais equipados e ampliando os atrativos de visitação. As populações do entorno são beneficiadas pelo incremento do turismo ambiental, promovendo trabalho e renda. Os governos municipais, estaduais e Federal ganham com aumento de arrecadação de impostos. E o visitante usufrui de um parque com infraestrutura adequada para aproveitar um dia em meio à natureza.

Concessão não é privatização

É importante ressaltar que concessão difere de privatização. Com as delegações de serviço, as empresas ganham o direito de operar serviços de apoio à visitação por um determinado período de tempo e, em contrapartida, assumem compromisso de fazer investimentos nas unidades. Os serviços de gestão, conservação, proteção e pesquisa continuam sob o controle administrativo e territorial do governo, já que não se trata de privatização. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços de visitação prestados aos cidadãos, podendo assim, o ICMBio focar na proteção do patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental.

Comunicação
(61) 2028-9280

 


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página