Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Espécie exclusiva é conservada na Rebio Poço das Antas
Início do conteúdo da página

Espécie exclusiva é conservada na Rebio Poço das Antas

Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 10h26
A unidade conta com apenas 32 indivíduos reprodutivos, e 84 mudas da espécie foram plantadas.
frutos de Grazielanthus prontos para coleta
Frutos de Grazielanthus prontos para coleta. (Foto:Acervo/ICMBio)

A Reserva Biológica (Rebio) de Poço das Antas, no Rio de Janeiro, iniciou um projeto de conservação de Grazielanthus arkeocarpus, espécie vegetal da família das Monimiaceae, que só ocorre na unidade de conservação em uma pequena área de Mata Atlântica de baixada. A espécie foi descrita em 2008 e, por suas características exclusivas, é a única do gênero Grazielanthus, que recebeu este nome em homenagem à professora Graziela Maciel Barroso, falecida em 2003.

A professora Ariane Luna Peixoto, pesquisadora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), que descreveu a espécie, ressalta que há uma pequena população, com apenas 32 indivíduos reprodutivos, restrita a um trecho da Reserva de apenas um hectare. Na semana passada, foram plantadas 84 mudas da espécie em outra área da unidade de conservação, com características semelhantes, garantindo um banco genético. Segundo Gustavo Luna, chefe da Rebio, dando continuidade ao projeto a proposta é continuar a produção e plantio de mudas de Grazielanthus.

Em 2018, iniciou-se, com ajuda de botânicos do JBRJ, a marcação dos indivíduos e acompanhamento da fenologia da espécie para que fosse possível a coleta de sementes. Neste mesmo ano, algumas mudas foram produzidas e encaminhadas para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro para compor o arboreto da Instituição.

Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS)
15 Vida terrestre 150

Comunicação
(61) 2028-9280





registrado em: ,
Fim do conteúdo da página