Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio realiza Operação de Fiscalização em Reservas Extrativistas Marinhas
Início do conteúdo da página

ICMBio realiza Operação de Fiscalização em Reservas Extrativistas Marinhas

Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2011, 11h28
Durante a operação foram aplicados 26 autos de infração

Brasília (01/08/2011) – Fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama e Policiais do Batalhão de Policia Ambiental no litoral paraense, realizaram  a Operação Entranhas, nas Reservas Extrativistas (Resex) Marinhas de Maracanã e Chocoaré, em Mato Grosso e São João da Ponta, localizada no litoral paraense.

A operação aconteceu entre os dias 06 e 19 de julho e teve como objetivo coibir a prática da pesca predatória, a captura de animais silvestres e ocupação irregular de áreas destas unidades de conservação.

Durante a operação foram aplicados 26 autos de infração, totalizando mais de R$ 140 mil em multas; apreensão de aproximadamente 3 mil metros de redes utilizadas na pesca ilegal; 300 kg de pescado, doados à Associação de Usuários da Reserva Marinha de Maracanã (Auremar), duas embarcações e 15 pássaros nativos. Além das apreensões e multas, foram embragados dois bares, uma pousada e uma construção irregular, ambas situadas em Área de Preservação Permanente (APP).

A equipe que compôs a operação foi a campo para apurar e combater a prática de ilícitos ambientais denunciadas às equipes das unidades de conservação pelas comunidades usuárias. Além disso, houve a sensibilização da população local sobre a importância do uso equilibrado dos recursos naturais da região.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9291
Fim do conteúdo da página