Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > APA Meandros do Rio Araguaia apresenta resultados do trabalho de ordenamento turístico
Início do conteúdo da página

APA Meandros do Rio Araguaia apresenta resultados do trabalho de ordenamento turístico

Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2011, 14h16
O estudo conta com a participação de servidores e universitários voluntários

Brasília (09/08/2011) - O trabalho de ordenamento da ocupação turística nas praias do rio Araguaia, nos limites da Área de Preservação Ambiental (APA) Meandros do rio Araguaia, já apresenta os primeiros resultados. As atividades coordenadas pelo chefe da Unidade de Conservação (UC), José Vanderley Cambuim, conta com o trabalho dos servidores do local e de vinte universitários voluntários capacitados por meio do Curso de Educação Ambiental, parceria da administração da APA com a Universidade Estadual de Goiás de Porangatu.

Realizado desde 1995, o estudo feito com turistas e acampantes da região começou nesta temporada no dia 4 de julho. São realizados trabalhos de educação ambiental no trecho que vai de São José dos Bandeirantes até a Ponta Sul da Ilha do Bananal.

Um levantamento realizado no dia 28 de julho, mostrou parcialmente que foram visitados, cadastrados e orientados 168 acampamentos quanto às normas de convivência com o rio. Foram 25 reuniões de sensibilização e discussão sobre os problemas da bacia do médio Araguaia e 60 vistorias de desocupação e desmonte de acampamentos.  

A equipe constatou que 35 acampamentos esperam vistoria de desmonte, que se dará até o início do mês de agosto. Dos 60 acampamentos vistoriados após desocupação, 39 estavam em condições regulares e 21 deixavam a desejar em relação à limpeza do local. Dos 120 acampamentos que já retornaram, 79 cumpriram integralmente as 15 normas de convivência com o rio e 51 descumpriram uma ou mais dessas normas.

No trabalho de fiscalização dos acampamentos denunciados pelos voluntários por irregularidades, todos foram visitados e dois foram multados. Duas armas de fogo, diversos  materiais de pesca, pescado e produtos de caça foram apreendidos.



Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280
Fim do conteúdo da página