Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Tamar/ICMBio comemora o mês do folclore e da cultura popular
Início do conteúdo da página

Tamar/ICMBio comemora o mês do folclore e da cultura popular

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2011, 10h54
Diversas atividades estão programadas no Centro de Visitantes em Ubatuba

Brasília (09/08/2011) – Durante o mês de agosto, o Centro de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar/ICMBio) e o Museu Caiçara estarão com uma programação especial dedicada à comemoração do mês do folclore e da cultura popular, numa realização em parceria com o Coletivo Arte de Ubatuba, Fundart e a Secretaria de Turismo do município. Uma série de atividades artísticas, culturais e educativas acontecerão no Centro de Visitantes do Tamar. Exposição de personagens do folclore representadas por bonecos gigantes, oficinas de artesanato, mostra de fotos da Ubatuba antiga e de sua gente, caiçaras e pescadores.

A cultura indígena terá o lançamento do livro "MBA`EPUETEÍ Instrumentos Musicais Sagrados: narrativas, confecção e uso", com a apresentação do Grupo Musical Guarani, da Aldeia Boa Vista.
Haverá ainda a exibição de filmes e documentários para todos os públicos. Para as crianças, o Cine Clubinho, exibirá os filmes “O Saci e a Menina” e “O Mar”, filmado na cidade. O Cine Clube Coletivo Arte apresentará às sextas-feiras, filmes sobre a cultura popular seguidos de debates com o público, com a participação de escritores, pesquisadores e caiçaras da região.

Manifestações culturais como a Congada de São Benedito, Fandango Caiçara, Xiba, Dança de Fita do Itaguá e o Guaruçá, dentre outros, representarão a arte e a cultura tradicionais. Haverá ainda o Sarau Caiçara, uma reunião de violeiros, contadores de “causos” e histórias curiosas.Os grupos de Ubatuba Concertada e Os Cascudos se apresentarão no Casco Acústico. Para encerrar as festividades, o cantor e instrumentista Gabriel Sater e o Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga, farão o show “Tributo a Elpídio dos Santos”.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280
Fim do conteúdo da página