Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Pesquisadores realizam Manejo Participativo de Quelônio na Resex do Alto Tarauacá
Início do conteúdo da página

Pesquisadores realizam Manejo Participativo de Quelônio na Resex do Alto Tarauacá

Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2011, 11h38
O projeto é financiado pelo PNUD e conta com apoio do Programa ARPA

Brasília (03/08/2011) – Pesquisadores da Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT), no Acre, em conjunto com o Ibama e gestores da Reserva Extrativista (Resex) do Alto Tarauacá, realizaram expedição na unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A expedição ocorreu no período de 09 a 21 de julho, com objetivo de realizar junto aos moradores da Resex e entorno a primeira etapa do manejo participativo de quelônios na região. Os quelônios ou “bichos de casco”, são os animais mais visados, sendo utilizados como fonte proteica de subsistência por toda comunidade de extrativistas bem como por viajantes alheios à região, sendo o principal desafio da gestão da unidade. A procura também está atrelada à apreciação da carne e ovos, aliado à facilidade de captura desses animais.

Nesta etapa também foi efetuada  coleta, transporte e transferência de ovos dos ninhos naturais para as covas semi-naturais na praia protegida e, construídas cercas de proteção ao tabuleiro experimental. O monitoramento da eclosão será feito pelos protetores de praia. Houve priorização na sinalização das praias onde reconhecidamente há postura dos animais, bem como da praia do tabuleiro experimental.

A participação ativa dos comunitários engajados na campanha do manejo deste grupo animal tem se mostrado fundamental no desenvolvimento do projeto, financiado pelo PNUD 08/203 - Projeto Agenda Social, com apoio do Programa Áreas Protegidas na Amazônia  (Arpa).

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9291
Fim do conteúdo da página