Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Fogo continua na Floresta Nacional de Brasília
Início do conteúdo da página

Fogo continua na Floresta Nacional de Brasília

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2011, 12h15
Brigadistas, voluntários e bombeiros combatem as chamas

Brasília (09/09/2011) – O incêndio florestal que atinge, desde a madrugada de quinta (8), a Floresta Nacional (Flona) de Brasília continuava se alastrando em várias frentes no início da tarde desta sexta (9) e já destruía boa parte dos 9,3 mil hectares da unidade.

A floresta é uma das principais unidades de conservação do DF. Além de preservar fauna e flora do cerrado, abriga cursos d´água que formam a bacia do Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento de mais da metade da população brasiliense.

Há a suspeita de que o incêndio, que começou no interior da unidade, tenha sido criminoso.

Nesta manhã, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ampliou o número de brigadistas. Eles têm o apoio de cerca de 200 homens do Corpo de Bombeiros e da Aeronáutica e de voluntários. Participam ainda 15 viaturas e um helicóptero.

O sol forte, a baixa umidade e o forte vento contribuem para que as chamas se espalhem mais rapidamente. Redemoinhos de fogo são vistos na região, segundo servidores da floresta nacional. A fumaça também pode ser avistada de longe.

A maior preocupação das brigadas anti-incêndio neste momento é evitar que o fogo atinja o Parque Nacional de Brasília, que fica em área contígua à floresta. No ano passado, um incêndio devastou mais de 60% do parque.

A queimada na Flona de Brasília se soma a outros cerca de 150 focos de incêndio no DF. Duas outras unidades de conservação locais também sofrem com as chamas. Não chove na cidade há mais de cem dias. O clima seco registra umidade do ar em torno de 10% nos horários mais críticos. O índice é de deserto.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280
Fim do conteúdo da página