Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Incêndio na Floresta Nacional de Brasília está controlado
Início do conteúdo da página

Incêndio na Floresta Nacional de Brasília está controlado

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2011, 14h33
Na manhã desta quarta, brigadistas e bombeiros faziam trabalhos de rescaldo

Brasília (14/09/2011) – O incêndio na Floresta (Flona) Nacional de Brasília está totalmente controlado. Brigadistas da unidade e soldados do Corpo de Bombeiros do DF faziam na manhã desta quarta (14) o trabalho de rescaldo (resfriamento) de um setor da Área 4 onde havia troncos de madeira queimados, liberando muita fumaça. Para isso, foi usada água de um carro pipa.

Nas outras três áreas da unidade, a situação era ainda mais tranquila. A Área 1, a mais atingida pelo incêndio, teve cerca de 70% de sua vegetação destruída. As primeiras avaliações indicam que, no total, 25% do território da Flona foram queimados. No final desta tarde, a chefia da unidade deverá divulgar um balanço oficial.

Enquanto isso, servidores da Flona continuam em campo, fazendo uma inspeção mais cuidadosa e avaliando os estragos. Eles estão à procura também de provas materiais que confirmem as suspeitas de que o incêndio foi criminoso, conforme denúncias recebidas pela direção da unidade.

Na segunda-feira (12), o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, enviou ofício à Polícia Federal, pedindo que investigue incêndios em, pelo menos, seis reservas ambientais, entre elas a Flona de Brasília, onde há suspeita de que o fogo teria sido provocado pela ação humana.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280
Flona Brasília
(61) 3355-5517
Fim do conteúdo da página