Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Programa do SBT grava no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
Início do conteúdo da página

Programa do SBT grava no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2011, 09h16
Limpeza foi feita nas margens da ilha durante filmagens

Thais Lima
thais.lima@icmbio.gov.br

Brasília (23/09/2011) - O biólogo e naturalista Richard Rasmussen, apresentador do "Aventura Selvagem", programa semanal dedicado à natureza exibido nas noites de quinta-feira no canal de televisão SBT, esteve entre os dias 16 e 19 de setembro, no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, para realizar gravações. O programa está previsto para ir ao ar no mês de novembro.

Conhecedor da fauna, Richard é famoso por usar uma forma espontânea e irreverente de cuidar e se relacionar com os bichos. Durante as gravações ele esteve acompanhado da equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo parque; da Secretaria Municipal de Turismo e Esportes; dos militares da Marinha do Brasil; da bióloga Cynthia Campolina, coordenadora do Programa Abra os Olhos para a Ciência; da organização ambientalista Conservação Ambiental e da equipe da operadora de turismo Apecatu Expedições.

Além de filmagens com os animais de hábitos noturnos que habitam a Ilha Santa Bárbara (única das cinco ilhas do arquipélago administrada pela Marinha dos Brasil), o apresentador e sua equipe realizaram atividades de mergulho autônomo nos sítios históricos e filmagens com as aves marinhas protegidas pelo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Na Ilha Siriba, a equipe realizou a trilha que contorna o local o que permitiu observar suas formações rochosas e ver de perto os ninhos dos atobás brancos. Na ilha Redonda encontraram um grande número de outras aves como, por exemplo, fragatas, atobás marrom e grazinas.

Segundo Bernadete Barbosa, que trabalha como monitora ambiental do Parque Nacional dos abrolhos, foi interessante aproveitar o momento das filmagens para realizar uma limpeza das margens da ilha, que devido as marés, recebe lixo resultante de descarte de barcos no oceano. Os materiais são utilizados para atividades de educação e conscientização ambiental.

As atividades de limpeza de praia, como lembrou Bernadete, são rotineiramente realizadas pelos monitores ambientais do Parque Nacional e contribuem para a manutenção da unidade de conservação, mas quando realizadas com grupos de visitantes, fortalece um sentimento de compromisso destes com a conservação ambiental.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280
Fim do conteúdo da página