Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Resex Ciriaco promove concurso de redação em celebração a seus 19 anos
Início do conteúdo da página

Resex Ciriaco promove concurso de redação em celebração a seus 19 anos

Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2011, 11h14
O público alvo do concurso era composto de estudantes de oito comunidades

Brasília (01/06/2011) - Em comemoração aos 19 anos de criação da Reserva Extrativista do Ciriaco/MA, UC gerida pelo Instituto Chico Mendes promoveu o seu II Concurso de Redação. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 19 de maio, na sede da Associação em Ciriaco. Ao todo foram inscritos 333 alunos.

O primeiro lugar da categoria Ensino Fundamental Menor foi Elisnayara R. Sampaio, da comunidade de Abraão; da categoria Ensino Fundamental Maior, Raquel Lima Rodrigues, de Viração; e da categoria Ensino Médio, com Sileude Santos do Nascimento, de Ciriaco.

Todos os três vencedores receberam um prêmio em dinheiro e um Kit Escolar. Estavam presentes as três alunas vencedoras do concurso, o Secretário de Educação de Cidelândia, professores e coordenadoras das escolas do município, além dos familiares, amigos e comunidade em geral.

O público alvo do concurso era composto de estudantes de oito comunidades: Ciriaco, Viração, Alto Bonito, São Domingos, Abraão, São Francisco, Frades e Palmerândia. As inscrições foram abertas de 05 a 20 de abril de 2011, para três categorias: Ensino Fundamental Menor (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental Maior (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. As provas foram realizadas nas próprias escolas das comunidades participantes, no dia 29 de abril de 2011.

Cada escola, baseada nos critérios para a avaliação das redações constantes no regulamento do concurso, realizou a pré-seleção dos dois melhores alunos de cada categoria. O ICMBio, então,  determinou os ganhadores, sendo que apenas o primeiro colocado de cada categoria foi premiado.

O tema abordado em cada prova foi “Benefícios e desafios do Meio Ambiente na Resex do Ciriaco”, para o Ensino Médio; “A importância do Babaçu”, para o Ensino Fundamental Maior; e “O Homem e os animais da Natureza” (Ilustração de um caçador cercando os animais), para o Ensino fundamental Menor.

O objetivo foi estimular o pensamento e a criatividade de alunos das escolas do município de Cidelândia/MA, valorizando a produção textual, por meio da reflexão sobre temas ligados ao meio ambiente e à Reserva Extrativista de Ciriaco. O evento contou com a parceria da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Reserva Extrativista Ciriaco (Atareco) e da Secretaria de Educação de Cidelândia/MA.

Buscou-se com isso, além de contribuir para o processo educativo, divulgar e aproximar os alunos da realidade da Reserva e da importância da preservação ambiental, mais especificamente dos Palmeirais de Coco Babaçu e da cultura tradicional de quebra de coco.

Para o ano de 2012 a previsão é de que abrangência do concurso seja ainda maior, com a participação de novos parceiros e patrocinadores, unindo educação e preservação ambiental. O evento teve o reconhecimento de toda a comunidade, que se emocionou durante a cerimônia de premiação, quando foram lidas, ao lado de seus autores, as redações vencedoras do concurso.

Crédito: Daniela Costa de Assis - Resex Ciriaco/MA

Fim do conteúdo da página