SISTEMA DE GESTÃO ELETRÔNICA TRAZ EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

semfotoUnidade: Area de Proteção Ambiental Costa das Algas e Refúgio de Vida Silvestre de Santa Cruz

Autores: Kátia Regina Aurich e Kelly Bonach (Instituto Chico Mendes
de Conservação da Biodiversidade)

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Bioma: Marinho Costeiro

Arquivos para download

btn ficharesumo btn fotos btn cartaimg  

Objetivo
A gestão integrada de unidades de conservação apresenta inúmeros desafios, dentre os quais se ressaltam a integração do trabalho dos gestores e de seus instrumentos básicos de trabalho, como planejamento,execução e monitoramento de ações. O uso de planilhas, por um grupo de gestores, para elaborar e executar planos estratégicos implica em dificuldades de registro e acompanhamento de tarefas planejadas e, em especial, das demandas não planejadas. As planilhas são estáticas e não permitem o acompanhamento regular das atividades executadas, nem a readequação rápida das tarefas ou inserção de outras. Como consequência, a eficácia da gestão fica prejudicada.
Desenvolvimento

O primeiro protótipo on-line, criado a partir de algumas modificações do sistema TRELLO original, foi compartilhado com a equipe de gestores e aplicado por todos de forma integrada. Com o uso desta ferramenta, cada servidor pode acessar em tempo real todas as atualizações sobre as ações e atividades previstas no planejamento das unidades de conservação.

Os gestores avaliam que a adoção dessa ferramenta simples e sem custos, trouxe ganhos importantes para as Unidades. A gestão passou a ter maior foco no cumprimento das metas acordadas e a possibilidade do acompanhamento por toda a equipe sobre a execução das ações planejadas. Além disso, foi possível analisar periodicamente as demandas planejadas, corrigindo ou eliminando ações que não estejam contribuindo para o alcance dos objetivos das áreas protegidas.

Além de otimizar as ações e integrar melhor as iniciativas de gestão, a iniciativa permitiu que a as unidades de conservação envolvidas obtivessem maior eficiência no uso dos recursos financeiros, tornando a gestão mais eficiente no cumprimento dos seus objetivos. Diante desse desafio, a gestão da Área de Proteção Ambiental Costadas Algas e o Refúgio da Vida Silvestre de Santa Cruz, decidiram implementar uma gestão integrada e o seu planejamento operacional ganharam um importante aliado no ano de 2013: uma ferramenta obtida através do serviço online, denominado TRELLO.


Resultados

Essa ferramenta é útil para o gerenciamento de tarefas e tem apoiado as equipes das duas Unidades de Conservação no avanço das atividades administrativas, possibilitando melhores fluxos de trabalho e organização das rotinas, além de um registro detalhado de tarefas.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar