DA AMEAÇA À SUSTENTABILIDADE: O MANEJO COMUNITÁRIO SUSTENTÁVEL DO JACARÉ -AÇU

semfotoUnidade:Reserva Extrativista do Lago Cuniã

Autores: Cristiano Andrey Souza do Vale, Tiago Andrade, Luiza Figueiredo Passos e Marcos Eduardo Coutinho (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade); Antonio Edinaldo Fernandes de Souza (Cooperativa Moradores do Lago do Cuni); Joilson Medeiros de Barros(Fundação Biodiversitas)

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Bioma: Amazônia

Arquivos para download

btn ficharesumo btn fotos btn cartaimg  

Objetivo
Quem sai de Porto Velho, em Rondônia, rumo ao Amapá pelo Rio Madeira,consegue avistar à margem esquerda a Reserva Extrativistado Lago do Cuniã. Ali, os moradores - grande parte descendentes de migrantes nordestinos atraídos pelo trabalho nos seringais e índios da etnia Mura - já experimentaram um histórico de lutas pelo direito ao uso do território. A área possui um lago de exuberante beleza eriqueza ambiental, que dá nome à Unidade.A caiman (Melanosuchus niger) was also included.Com o aumento da população de jacaré-açu na área da Reserva Extrativista,a comunidade decidiu propor ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade a implementação do manejo da espécie. Dessa forma, foi elaborado um projeto que realizou diversos estudos,até a elaboração do plano de manejo. A comunidade foi capacitada para realizar todas as atividades necessárias, desde a captura, até o beneficiamento da carne e do couro.
Desenvolvimento

Atualmente, com o manejo,uma cota anual de abate é estabelecida para que a atividade seja feita de maneira sustentável. A atividade já beneficia 80 famílias.Após 10 anos do início da sua implementação, hoje o projeto "Manejo de Crocodilianos", desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em parceria com a Cooperativa dos Moradores da Reserva Extrativista (COOPCuniã), Ong Biodiversitas,pretende agora consolidar a bioindústria dos jacarés como alternativa de uso sustentável na Reserva Extrativista. Para isso, foi desenvolvido um conjunto de iniciativas integradas de pesquisa, além do desenvolvimento e a qualificação dos comunitários para lidar com todas as instâncias que envolvem essa cadeia de comercialização. Desta forma, foi possível garantir as bases para a sustentabilidade para a atividade. A prática já possui diretrizes definidas em instrumentos legais, através de instruções normativas que a regulamentam.

"O jacaré é uma proteína animal de altíssima qualidade, tem a pele de valor reconhecido no mercado nacional e internacional e percebemos um potencial enorme nas unidades da Amazônia. A inovação consiste em praticar o manejo aliando pesquisa, desenvolvimento e inovação, ou seja, o próprio manejo gera conhecimento, capacitação e uma série de benefícios para a comunidade" explica Marcos Coutinho, do Centro Nacional de Conservação de Répteis e Anfíbios, vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.A equipe do projeto é composta por 83 pessoas da comunidade, divididas por especialidades que vão desde a captura do jacaré à destinação dos resíduos e gestão da bioindústria. Na área técnica, junto com os comunitários, trabalham um veterinário responsável pelo frigorífico junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento,um especialista em manejo de fauna, um responsável técnico e o coordenador técnico do Projeto "Crocodilianos Brasileiros", que é vinculado ao Centro de Conservação de Répteis e Anfíbios,vinculados ao Instituto Chico Mendes. "Além de consolidar um plano de manejo de jacarés da Unidade de Conservação, com a criação de uma nova fonte de geração de emprego e renda, o projeto tem permitido qualificar comunitários e atuar nas práticas de gestão da cadeia, já que a maioria das comunidades extrativistas ainda não tem o conhecimento necessário para implantar e gerir negócios que implicam em procedimentos industriais, de gestão financeira e comercial", explica Marcos.


Resultados

O Coordenador Geral de Populações Tradicionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade,Leonardo Messias,experiências como esta são essenciais. Para ele, "essas iniciativas são importantes para mostrar que uma Reserva Extrativista quando bem implementada, promovem a qualidade de vida das comunidades locais associando sustentabilidade com a conservação da biodiversidade".

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar