DESTAQUES

ACESSO AO SISBIO NORMALIZADO

13/01/17 - Informamos que o SISBio voltou ao ar. No entanto, devido a ajustes no processo de migração, o sistema está instável e apresentando alguns erros que já foram identificados e estão sendo corrigidos. Portanto, o Sisbio pode voltar a ser utilizado, porém, solicitamos a compreensão de todos quanto aos erros existentes. Quando o sistema estiver funcionando em sua totalidade, postaremos outra nota neste site.

 

 

MMA E ICMBIO LANÇAM PORTAL DA BIODIVERSIDADE

26/11/2015 - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançaram nesta quinta-feira (26), o Portal da Biodiversidade, plataforma virtual cuja missão é possibilitar o acesso público a um rico universo científico que já conta com mais de um milhão e meio de registros de ocorrências sobre 93.442 espécies.

sisbio
btn sisbio
 

O que é o SISBio?

O Sisbio é um sistema de atendimento à distância que permite a pesquisadores solicitarem autorizações para coleta de material biológico e para a realização de pesquisa em unidades de conservação federais e cavernas. Conheça a Instrução Normativa ICMBio n° 03/2014 que instituiu e regulamenta o Sisbio.

Os tipos de solicitações disponíveis no Sisbio são:

  • Autorizações para atividades com finalidade científica
  • Autorizações para atividades com finalidade didática (no âmbito do ensino superior)
  • Licença Permanente
  • Registro Voluntário para coleta e transporte de material botânico, fúngico e microbiológico

Conheça cada tipologia no Manual do Usuário.

As autorizações e licenças permanentes concedidas a pesquisadores por meio do Sisbio NÃO podem ser utilizadas para fins comerciais, industriais, esportivos ou para realização de atividades inerentes ao processo de licenciamento ambiental de empreendimentos.

O Sisbio permite ao ICMBio realizar a gestão da informação resultante das pesquisas realizadas visando a conservação da biodiversidade, por meio do recebimento de relatórios de atividades que integram a base de dados do Instituto sobre ocorrência e distribuição de espécies.


A navegação pelo Sisbio é mais eficiente no Mozilla Firefox


Leia mais

Manual do Usuário

Acesse o Manual

Leia mais

Dúvidas Frequentes

Tire suas dúvidas

Leia mais

Destaques

Leia as novidades