O que fazemos

monitoramentoAs Áreas de Proteção Ambiental são Unidades de Conservação (UC) onde as pessoas podem morar, trabalhar e visitar.
A gestão da APA Cairuçu busca conciliar as atividades humanas com a conservação do meio ambiente, devendo orientar e conduzir o desenvolvimento social e as atividades produtivas de forma a impedir a degradação ambiental e assegurar a proteção dos recursos naturais, das paisagens, e das culturas tradicionais presentes em seu território.

NA APA Cairuçu, temos os seguintes objetivos:

"Assegurar a proteção do ambiente natural e sistemas hidrológicos da região, proteger as paisagens de grande beleza cênica da Mata Atlântica, apoiar a manutenção das comunidades tradicionais integradas nesse ecossistema, promover o desenvolvimento do turismo sustentável e incentivar a adoção de práticas sustentáveis em seu território."

Para alcançar estes objetivos, nosso trabalho se desdobra em ações de educação ambiental, ordenamento da ocupação e uso do ambiente, fiscalização e comunicação. Além disso, apoiamos atividades de pesquisa e o desenvolvimento de práticas sustentáveis.